Paranaenses e gaúchos levam a melhor na Corrida de Aventura categoria Expedição

07/06/2023 14:25

O amanhecer trouxe muitas nuvens, mas o sol apareceu forte durante o dia. A lua cheia, ajudou a iluminar os caminhos durante o trajeto noturno. Assim foi o clima do último sábado, 3, na região onde foi realizada a 2ª etapa do Campeonato Catarinense de Corrida de Aventura e 1ª etapa do Circuito Bituin, Categoria Expedição, que integraram a programação do Adventure Day 2023. Foram 24 inscritos, com destaque para participantes dos estados do Paraná e Rio Grande do Sul.

Na modalidade quarteto, os vencedores foram Os Pamonhas Vamoindinho, com atletas de Curitiba, Pinhais e Ponta Grossa, que percorreram o trajeto em 10:41. Em segundo ficou a equipe Kraft Race, com atletas de Pomerode, Camboriú e Curitiba, com tempo de 10:23. Por último ficou a equipe Pamonhas Audreynalina, com equipe formada por aventureiros de Curitiba e Paranaguá, que fecharam o percurso em 10:25.

Os gaúchos ficaram com a primeira posição nas duplas masculinas. A equipe Pura Vida, com atletas de Nova Petrópolis e Picada Café, concluíram a prova com tempo de 10:22. Em segundo, ficou a dupla de catarinenses de Gaspar e Blumenau. A equipe do Sítio Beija-flor Adventure finalizou o percurso em 10:39. Em terceiro ficou a galera de Itapoá Adventure Race, com tempo de 10:40.

Nas duplas mistas, a equipe de Florianópolis Tamojunto Acampar fechou o percurso em 11:30, ficando com o primeiro lugar. Já os curitibanos da Pamonhas Sturge Weber concluíram a prova em 10:25, ficando na segunda posição. A equipe Sussuarana/Kopanski Bikes, de Guarapuava, foi desclassificada.

De acordo com um dos organizadores, Andre Wormsbecher, o percurso foi desafiador aos participantes, que iniciaram a prova por volta das 8h30min, sendo concluída apenas a noite. “Algumas equipes acabaram realizando a prova com cortes de percurso, ocasionando uma desclassificação. Isso mostra também porque algumas equipes finalizaram a prova em tempo menor, porém, ficaram para trás na classificação”, explicou.

A concentração dos atletas foi realizada na Base Rafting Radical, em Apiúna. Às 8h, as equipes receberam os mapas de orientação, onde conheceram o trajeto de 96 quilômetros a ser percorrido, somente com orientação por bússola. Após transportarem as bicicletas até a Área de Transição, largaram para a prova por meio do rafting, seguindo o trajeto remando.

Além de seguir o trajeto estipulado no mapa, os atletas precisavam localizar os prismas colocados nos Postos de Controle - Áreas de Transição, pontos estratégicos do percurso onde os atletas obrigatoriamente precisavam marcar seus mapas, com objetivo de somar pontos e não serem desclassificados.

Após aportar os botes, os atletas subiram nas bikes e pedalaram pelo percurso conhecido como Guaricanas, que liga os municípios de Apiúna, Ascurra e Ibirama. Da localidade de Sellin, em Ibirama, seguiram até o bairro da Ressacada, onde percorreram trechos da Estrada de Ferro Santa Catarina, na conhecida Ferrovia das Bromélias.

Ao transpor a Ponte 16, já no município de Lontras, os atletas percorreram trilhas em meio a mata com objetivo de retornar a Apiúna, em local próximo a largada. De acordo com o organizador, Andre Wormsbecher, o evento reuniu estreantes na categoria e atletas de alto rendimento. “Os atletas curtiram demais a prova, elogiaram demais o rafting, as trilhas e principalmente o percurso de bike. Só comentários positivos da galera”, destacou.

Wormwbecher explica, ainda, que o Circuito Bituin, que contará com uma etapa em Bombinhas e outra no Paraná, somará pontos para uma vaga na final Sulamericana do Adventure Race World Series (ARWS), que será realizado no mês de novembro, em cidade a ser definida na região Sul de Santa Catarina.

A 2ª etapa do Campeonato Catarinense de Corrida de Aventura e 1ª etapa do Circuito Bituin, integrou a programação do Adventure Day. A organização foi do Bituin Aventuras e FCC Aventura, com apoio da organização do Adventure Day e também, da Prefeitura de Ibirama.

Equipes vencedoras:

Quartetos
1º Pamonhas Vamoindinho 2 (Curitiba, Pinhais e Ponta Grossa) – 10:41

2º Kraft Race (Pomerode, Camboriú e Curitiba) – 10:23

3º Pamonhas Audreynalina (Curitiba e Paranaguá) – 10:25

Duplas masculinas

1º Pura Vida (Nova Petrópolis e Picada Café) – 10:22

2º Sítio Beija Flor Adventure (Gaspar e Blumenau) – 10:39

3º Itapoá Adventure Race (Itapoá) – 10:40

Duplas mistas

1º Tamojunto Acampar (Florianópolis) – 11:30

2º Pamonhas Sturge Weber (Curitiba) – 10:25