Ações do Projeto Prevenção da Violência e Exploração Sexual Infanto Juvenil chegam a duas escolas de Ibirama esta semana

06/06/2023 11:11

Duas escolas do município de Ibirama, no Alto Vale do Itajaí, começam a ser beneficiadas essa semana com o Projeto Prevenção da Violência e Exploração Sexual Infanto Juvenil, que é financiado com recursos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), do município de Ibirama. A iniciativa é da educadora e empreendedora de projetos sociais Shirlei Fabiana Silva, da Olakunde, Associação Educacional de Formação Intercultural Cidadã. Nos dois educandários, um municipal e outro estadual da rede pública do município de Ibirama, as ações estão estruturadas em torno de eixos centrais.

Na Escola Municipal Tancredo Neves o projeto foi iniciado nesta terça-feira, 6. Serão atendidos mais de 300 estudantes, além de 33 profissionais da educação e 260 pais e responsáveis. Na Escola Estadual Walmor Ribeiro são mais de 400 estudantes atendidos, 55 profissionais da educação e 824 pais e responsáveis. Os dados são da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esportes de Ibirama e da Coordenadoria Regional de Educação, sede Ibirama.

O projeto iniciou as atividades em Ibirama em junho do ano passado, com diversas ações de conscientização e autocuidado. Na avaliação feita pelos estudantes do 6º ao 9º ano sobre o projeto, mais de 98% dos alunos reconheceram o projeto como uma oportunidade de aprendizado para autoproteção contra abuso e exploração sexual. Mais de 97% dos estudantes consultados defenderam e consideram importante falar de prevenção e educação sexual nas escolas. Nas avaliações dos professores e dos pais, o reconhecimento sobre a necessidade em torno do projeto foi de 100% tanto da importância de discutir a temática, quanto à possibilidade de aplicação do aprendizado com os filhos.

Em Ibirama, serão aplicados quatro ciclos de aprendizagem, atingindo 756 estudantes, todas as turmas do ensino fundamental I, ensino fundamental II e ensino médio aproximadamente 1084 pais e responsáveis (comunidade) e 88 profissionais da educação, totalizando 1928 pessoas atendidas diretamente em 96h de projeto. O projeto será atravessado por metodologias ativas, respeitando cada faixa etária e público envolvido. As atividades incluem oficinas preventivas de conscientização e rodas de conversa com estudantes, palestras com a comunidade (pais e responsáveis) e formação pedagógica, com todos os profissionais da educação, em quatro ciclos de aprendizagem.

Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Informações e texto - Magali Moser