Ibirama receberá primeiro Seminário sobre Autismo

06/06/2023 11:04

Transtorno do Espectro Autista, Déficit de Atenção e Hiperatividade. Transtornos, síndromes e outros problemas no desenvolvimento infantil se evidenciaram após a Pandemia e hoje preocupam profissionais de saúde, educadores e pais. Com objetivo de orientar e informar este público, para que estas pessoas saibam como lidar melhor com o tema, a Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Saúde, realiza no dia 15 de junho, às 19h, na Sociedade Desportiva União, o 1º Seminário Ibiramense sobre Autismo.

Os números impressionam! De acordo com dados apresentados pela Secretaria de Saúde, atualmente são atendidas cerca de 150 crianças com algum tipo de deficiência. Estas questões também atingem diretamente a rede municipal de ensino, que vem fazendo movimentos para acolher, atender e orientar a comunidade. Um relatório atualizado pela equipe multiprofissional da Secretaria de Educação aponta que 167 estudantes possuem algum tipo de deficiência ou transtorno do neurodesenvolvimento.

De acordo com a secretária de Saúde de Ibirama, Izabel Petersen, o evento tem como principal objetivo trazer esclarecimentos a profissionais de saúde, de educação e pais de crianças com algum transtorno. “O Seminário será conduzido por uma Neuropediatra e uma Neuropsicopedagoga, que abordarão temas importantes para o desenvolvimento destas pessoas, como também, orientações aos profissionais envolvidos no atendimento destas crianças e, principalmente, formas de melhorar as rotinas junto aos pais”, destacou.

A Neuropediatra, Liara Bohnert abordará o tema: Dificuldade escolar na criança com Transtorno do Espectro Autista. Já a Neuropsicopedagoga, Elizangela do Espírito Santo, fará a palestra sobre: Autismo um propósito de amor.

O evento é aberto ao público, desde que as inscrições prévias sejam realizadas até o dia 12 de junho, por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScbFBjzGYhuqRA2gYOdXYe41zCtUHFBM8Lz59v92R4eeIPDfw/viewform?usp=sf_link .

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Ministério da Saúde