FIA de Ibirama contemplará mais de R$ 340 mil em projetos

09/05/2023 14:48

Foi realizado na tarde desta terça-feira, 9, na Câmara de Vereadores de Ibirama, o ato de assinatura dos termos de fomento entre o Fundo da Infância e Adolescência do município e as entidades que tiveram projetos aprovados pelo Conselho Municipal das Crianças e Adolescentes e que receberão recursos para execução de projetos voltados ao bem-estar de crianças e adolescentes.

Em 2023 o FIA bateu mais um recorde no financiamento de projetos, com o investimento de R$ 344.682,00, valor superior aos R$ 278.122,00 do ano anterior. Ao todo foram 16 projetos contemplados. De acordo com a secretária de Assistência Social e Habitação do município, Fabiani Tenfen Soberanski, o recurso é oriundo de parte do Imposto de Renda destinado por pessoas físicas ou jurídicas diretamente para o fundo, além de uma importante parcela repassada pelos cofres do município, correspondente a 0,35% da receita corrente líquida. “O contribuinte, na hora de declarar seu imposto de renda, tem a opção de destinar parte desse dinheiro diretamente para ações sociais em Ibirama. É uma forma do dinheiro ser aplicado aqui, em nossa cidade”, frisou.

O prefeito em exercício de Ibirama, Jucélio de Andrade, destacou a contribuição do município ao FIA. “São recursos destinados diretamente dos cofres do município para realização de trabalhos voltados às crianças e adolescentes. Importante frisar que estes recursos serão administrados pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes”, destacou. O valor repassado pelo município em 2022 foi de R$ 249.749,95, valor reajustado em 2023 para R$ 290.205,31.

Em 2023 os contribuintes, sejam Pessoas Físicas ou Pessoas Jurídicas, poderão fazer a destinação até o dia 30 de maio. Empresas podem fazer a doação de até 1% do IR ao fundo, enquanto que o valor pode chegar em até 6% para Pessoas Físicas. Uma novidade desde ano é a possibilidade dos contribuintes destinarem parte do Imposto de Renda para o Fundo Municipal do Idoso, o que deverá resultar em projetos na área para o próximo ano.

Projetos a serem executados em 2023

- Olakunde – Associação Educacional de Formação Intercultural

Projeto de Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual Infanto – Juvenil

- APP da Escola Tancredo Neves