Feirão do emprego e capacitações integram a Semana do MEI de Ibirama

09/05/2023 14:41

A Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Sedema) e Sala do Empreendedor, em parceria com CDL, Viacredi Alto Vale e Sebrae-SC, realizam entre os dias 20 de maio e 1º de junho, a Semana do MEI. A programação integra a 14ª edição da Semana do Microempreendedor Individual, realizada pelo Sebrae em todo país.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Anderson Fozina Krüger, a programação da Semana do MEI é totalmente gratuita e voltada aos microempreendedores individuais formalizados e aos trabalhadores que pretendem formalizar seus negócios.

"É interesse do município promover a qualificação das empresas para fazer com que o ambiente de negócios em Ibirama seja cada vez mais qualificado. Com a Semana do MEI queremos qualificar os negócios locais, promover a regularização e instigar a formalização de novos negócios na cidade”, explicou o secretário. Segundo último relatório da Sedema, Ibirama possui 2.434 empresas ativas, sendo 1.159 MEI’s.

Em caso de dúvidas, os interessados poderão entrar em contato com o telefone/Whatsapp (47) 3357-8555.

Feirão do emprego será realizado no dia 20 de maio

O Sesi de Ibirama, em parceria com a Prefeitura, por meio da Sala do Empreendedor, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação de Associação Empresarial de Ibirama (ACIIBI), promove o 2º Feirão de Empregos de Ibirama, que tem como objetivo aproximar os trabalhadores e as diversas vagas de emprego disponíveis nas indústrias e estabelecimentos comerciais do município.

As pessoas que buscam por uma oportunidade devem ir ao evento munidos de currículos, os quais serão incorporados na Plataforma do Movimento Emprega Ibirama, que fará a gestão de uma base de vagas de empregos e de currículos. Por meio dessa ferramenta, o empregador poderá pesquisar perfis profissionais para ocupar vagas em aberto, como também o empregado poderá buscar vagas para se candidatar.

Krüger explica que o município já realiza um forte trabalho nesse sentido pela Sala da Cidadania, ao divulgar as vagas de emprego semanalmente em diversas plataformas online. “Diante da adoção da plataforma, queremos intensificar ainda mais a intermediação de emprego, visando elevar os índices de empregabilidade do município”, explicou.

Durante o evento, os servidores da Sala da Cidadania farão a emissão de carteiras de identidade e orientações acerca da carteira de trabalho digital. Já os servidores da Sala do Empreendedor estarão presentes para repassar orientações sobre a regularização dos registros de Microempreendedores Individuais (MEIs).

O CDL também estará presente, repassando orientações aos associados sobre a certificação digital, uma espécie de identidade eletrônica de uma pessoa ou empresa. A ferramenta funciona como uma carteira de identificação virtual e permite assinar documentos à distância com o mesmo valor jurídico da assinatura feita de próprio punho no papel, mas sem precisar reconhecer firma em cartório.

E a ACIBII estará presente prestando informações sobre seus serviços.

O 2º Feirão de Empregos de Ibirama será realizado no sábado, 20 de maio, entre 9h e 13h, na unidade do Sesi de Ibirama, localizada na rua 15 de Novembro, 234, Centro.

Acompanhe a agenda de atividades

- Feirão de Empregos
Data: 20/05 (sábado) das 09:00 às 13:00hs
Local: SESI – Rua XV de Novembro, n°234, Centro – Ibirama
Parceiro da Sala ACIIBI e CDL

- Atendimento de Parceiros - CDL + Certificado Digital
Data: 22/05 (segunda-feira) 08:00 às 12:00
Sala do Empreendedor de Ibirama – Rua Dr. Getúlio Vargas, n°70, Centro, Ibirama.

- Microcrédito perto de você!
Data: 23/05 (terça-feira) das 08:00 às 12:00hs e das 13:00 às 17:00hs
Parceiros da Sala – Acredite / Blusol

- Consultoria: Empreendedorismo – Consultoria Individual – Consultor SEBRAE
Data 25/05 (quinta-feira) das 08:00 às 12:00hs e das 13:00 às 17:00hs – uma hora por empreendedor.

- Campanha Declaração DASN!
Data: 26/05 (sexta-feira) das 08:00 às 12:00hs e das 13:00 às 17:00hs
Sala do Empreendedor de Ibirama – Rua Dr. Getúlio Vargas, n°70, Centro, Ibirama

- Curso de capacitação para emissão de Nota Eletrônica de Produtor Rural
Data: 27/05/2023 (sábado) das 08:00 às 11:00hs
Ministrante: Albertina da Silva “Tina” – juntamente com Douglas da Silva, agente administrativo.
Local: Laboratório de Informática – UDESC

- Palestra: Comunicação e Oratória.
Data 01/06 (quinta-feira) às 19hs
Local: SESI – Rua XV de Novembro, n°234, Centro – Ibirama