Programa Mãe Ibiramense traz orientações e apoio às gestantes e familiares

26/04/2023 09:26

Segundo dados da Secretaria de Saúde de Ibirama, atualmente, o município conta com 137 gestantes cadastradas oficialmente no serviço de saúde. Com objetivo de dar orientações e suporte a estas mulheres, seus companheiros e familiares, a Prefeitura de Ibirama lançou na noite desta terça-feira, 25, o Programa Mãe Ibiramense.

Entre as novidades no atendimento às gestantes, estão encontros quinzenais com uma equipe multiprofissional, formada por profissionais de saúde, como também, da Secretaria de Educação e Secretaria de Assistência Social. Outra novidade é a padronização dos procedimentos de pré-natal, conforme normas atualizadas do Sistema Único de Saúde (SUS), com a oferta de dois exames de ultrassom tradicionais e um morfológico.

De acordo com o prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, o Programa é resultado de uma proposta de campanha. “É mais um compromisso sendo assumido junto com a população. Como prefeito sempre tive a percepção dessa necessidade, o que que foi potencializado após eu ser pai. Os cuidados durante a gestação são fundamentais para um futuro promissor da criança”, destacou.

As mamães receberão informações sobre seus direitos legais, como também dos filhos e familiares, com objetivo de proporcionar desenvolvimento dessa nova família. As mães participantes que estejam em situação de vulnerabilidade serão atendidas também pela Secretaria de Assistência Social, e encaminhadas para inclusão nos serviços e concessão de auxílio-natalidade, que atualmente é oferecido em forma de cartão de débito, em valor que pode variar entre meio e um salário-mínimo.

Segundo a secretária de Saúde, Izabel Petersen, este suporte será fundamental para que as famílias que estão com alguma dificuldade momentânea possam garantir um período gestacional mais tranquilo. “Quero agradecer a secretária, Fabiani e também ao prefeito, Adriano, por esta sensibilidade. Com este valor a mãe terá condições de comprar itens básicos e essenciais para a chegada do bebê”, destacou.

Outra novidade é que as demais mães que participarem de, pelo menos, seis encontros, também serão contempladas com um kit maternidade, composto por uma banheira infantil, lenços umedecidos, pomada para assadura, pacote de fralda e pano de boca.

Entre outros temas que serão abordados durante os encontros quinzenais, estão:

- Rede de apoio e aleitamento materno - Fragilidades e potencialidades

- Alterações fisiológicas da gestação - Técnica para alívio da dor

- Orientações nutricionais na gestação de baixo e alto risco

- Prevenção de deficiências durante a gestação

- Direitos da criança e da gestante

- Adaptação no Centro de Educação Infantil (CEI) - Orientações

- Explicando o parto normal e parto cesárea

- Cuidados com o recém-nascido - Puericultura

- Planejamento familiar/métodos contraceptivos

- Introdução alimentar

- Cuidados com a saúde bucal