Prefeitura de Ibirama lança o Programa Mãe Ibiramense

25/04/2023 15:05

Com a intenção de criar um espaço de trocas exitosas entre gestantes e profissionais da área da saúde, como também, estimular a adesão e padronização dos procedimentos de pré-natal, a Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Saúde, lança na noite desta terça-feira, 25, o Programa Mãe Ibiramense.

De acordo com a secretária de Saúde de Ibirama, Izabel Petersen, as ações de educação, que são o foco do programa, proporcionam a promoção de saúde e a prevenção de agravos de doenças. “A realização de grupos com pessoas que possuem necessidades semelhantes, como nesse caso as gestantes, permite o repasse de informações a um número maior de pessoas de maneira efetiva, além de proporcionar acesso a outros profissionais de saúde, como fisioterapeuta e nutricionista, que não fazem parte do pré-natal de rotina atual”, destacou.

Atualmente o município de Ibirama possui cerca de 120 gestantes, que poderão ser beneficiadas diretamente pelo programa. Inclusive, a Secretaria de Saúde disponibilizará transporte àquelas mulheres que querem participar mas não conseguem se deslocar até o local do evento.

O programa proporciona informações sobre todas as fases da gestação, trazendo diversos profissionais de saúde que abordarão temas como as alterações normais na gestação, tipos de parto, amamentação, adaptação dos bebês na rede de ensino e planejamento familiar. Além disso, as mulheres que participarem de seis ou mais encontros têm direito a um kit especial de maternidade.

Podem participar todas as gestantes e seus parceiros. As inscrições podem ser feitas diretamente na Unidade Básica de Saúde de referência do casal, onde também será informado o calendário de encontros.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP