Programa Portas Abertas inicia curso de Costura Industrial gratuito em Ibirama

24/04/2023 14:43

Hoje o dia foi diferente para os ibiramenses que voltaram à sala de aula com objetivo de participar do curso profissionalizante gratuito de Costura Industrial, ofertado pela Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o SESI/Senai e Viacredi Alto Vale. As aulas serão ministradas pela professora, Tamires Longen.

De acordo com a Secretária de Assistência Social e Habitação, Fabiani Tenfen Soberanski, esta primeira turma contempla 44 vagas, divididas em duas turmas com turnos vespertino e noturno, resultando em 180 horas/aula de formação. “Nosso principal objetivo era alcançar cidadãos que estivessem desempregados ou em busca do primeiro emprego. Apesar do início das aulas, restam algumas vagas e pedimos, gentilmente, que ninguém desista e que siga até o fim, pois as chances de todos saírem empregados da formação é grande”, explicou.

Ainda restam três vagas para o período vespertino. Interessados devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado na rua Dr. Getúlio Vargas, aos fundos da Prefeitura de Ibirama, portanto os documentos pessoais, comprovante de residência e carteira de trabalho. Quem tiver dúvidas, pode entrar em contato com os telefones 98861-0484 ou 3357-8530.

O Coordenador de Educação Profissional do SESI/SENAI, Daniel Silvano Busarello, lembrou da importância da parceria na formação de profissionais conforme a demanda de mão de obra do mercado. “O SESI/SENAI possui uma vasta oferta de cursos profissionalizantes e acreditamos que, num futuro próximo, possamos ofertar novas vagas de cursos em Ibirama”, destacou.

O prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, explicou que os cursos são ofertados conforme necessidade de mão de obra local. “Nossos servidores têm visitado algumas empresas do município com objetivo de termos um diagnóstico da demanda de mão de obra. Dessa forma, conseguimos ser mais assertivos no investimento de recursos públicos”, explicou.

De acordo com Anderson Fozina Krüger, secretário de Desenvolvimento Econômico de Ibirama, o Programa Portas Abertas, além de criar uma oportunidade para as pessoas que precisam de trabalho, supre uma demanda de mão de obra local. “Sempre procuramos ofertar os cursos profissionalizantes conforme um diagnóstico de demanda de mão de obra local. Atualmente, o segmento têxtil absorve quase 30% da mão de obra formal de Ibirama, sendo um setor com grande carência de profissionais”, destacou. O investimento por parte do município na realização do curso será de R$ 54.950,00.

O evento também contou com a presença da gerente de Ponto de Atendimento da Viacredi Alto Vale, Rosângela Braatz.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP