Paranaenses e gaúchos alcançam melhores resultados na Corrida de Aventura em Ibirama

17/04/2023 11:55

Apesar do tempo nebuloso, a 2ª etapa do Campeonato Catarinense de Corrida de Aventura e 1ª etapa do Circuito Bituin, que integram a programação do Adventure Day, foram um sucesso de atletas participantes. Foram 60 inscritos, com destaque para participantes dos estados do Paraná e Rio Grande do Sul.

Na modalidade quarteto, os vencedores foram Pamonhas Vamoindinho 2, com atletas de Curitiba e Ponta Grossa, PR, que completaram o trajeto em 04:01. Nas duplas masculinas, os vencedores foram Xiruz Adventure/RK Outdoor, de Vera Cruz, RS, que percorreram o trajeto em 04:00. Nas duplas mistas, os vencedores foram Pamonhas Audreynalina, de Curitiba, PR, com tempo de 04:16.

No sábado, 15 de abril, a concentração dos atletas foi realizada na sede de futebol da Sociedade Desportiva União, em Ibirama, que cedeu as instalações gratuitamente para realização do evento. Às 12h, as equipes receberam os mapas de orientação, onde conheceram o trajeto de 43 quilômetros a ser percorrido, somente com orientação por bússola. Em seguida, foram transportados por um ônibus até o município de Apiúna, onde foi dada a largada, em frente ao acesso da Usina Salto Pilão.

Além de seguir o trajeto estipulado no mapa, os atletas precisavam localizar os prismas colocados nos Postos de Controle - Áreas de Transição, pontos estratégicos do percurso onde os atletas obrigatoriamente precisavam marcar seus mapas, com objetivo de somar pontos e não serem desclassificados.

No município de Apiúna os atletas percorreram estradas e trilhas, como também, parte dos trilhos da antiga Estrada de Ferro Santa Catarina. Em seguida, grupos de seis pessoas se aventuraram pelos rios, na prática do rafting.

Após aportar os botes, chegou o momento das trilhas. As montanhas que dividem os municípios de Apiúna e Ibirama foram exploradas pelos aventureiros. O acesso ao município de Ibirama ocorreu pelo primeiro acesso histórico do município, conhecido por localidade do Coxo. Dali, partiram para o bairro Taquaras, onde as bicicletas estavam posicionadas para mais um trecho do percurso. Os atletas pedalaram em direção a Floresta Nacional e, posteriormente, até a localidade de Rio Sellin, com retorno a sede de futebol da Associação Desportiva União.

De acordo com o organizador, Andre Wormsbecher, o evento reuniu muitos estreantes na modalidade. “Nossa expectativa era incluir equipes novas e conseguimos alcançar este objetivo. Os atletas curtiram demais a prova, elogiaram demais o rafting, as trilhas e principalmente o percurso de bike. Só comentários positivos da galera”, destacou.

O organizador explica, ainda, que a programação inicial contemplava duas categorias, porém, devido a conflito de datas com outras provas do Brasil, só foi realizada a categoria Aventura, sendo que a Categoria Expedição foi transferida para junho. “Há cerca de um mês tivemos uma etapa do Mundial realizada em Florianópolis, além de outras etapas do Brasileiro em abril. A proximidade das datas acabou afastando um pouco os atletas com maior rendimento, portanto, decidimos transferir a categoria Expedição para o dia 3 de junho”, destacou.

Wormwbecher explica, ainda, que o Circuito Bituin, que contará com uma etapa em Bombinhas e outra no Paraná, somará pontos para uma vaga na final Sulamericana do Adventure Race World Series (ARWS), que será realizado no mês de novembro, em cidade a ser definida na região Sul de Santa Catarina.

A 2ª etapa do Campeonato Catarinense de Corrida de Aventura e 1ª etapa do Circuito Bituin, integra a programação do Adventure Day, que é um evento de caráter gratuito, sem fins lucrativos, realizado por meio de uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada, contando com patrocínio da Prefeitura de Ibirama, Sicredi, Pré-Vale e Rede Vale Norte de Comunicação. Com apoio da Prefeitura de Presidente Getúlio, Ricardo Sushi e MG Construção Civil. A organização é da ADIR, LC Eventos Dancin Days e ACAVE.

Equipes vencedoras:

Quartetos