Secretaria de Saúde de Ibirama abre período de imunização contra Influenza

17/04/2023 09:56

A Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Saúde, informa que está aberto o período de imunização contra a Influenza. Os grupos prioritários para recebimento das doses são: Pessoas com mais de 60 anos; Adolescentes em medidas socioeducativas; Caminhoneiros; Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); Forças de Segurança e Salvamento; Gestantes e puérperas; Pessoas com deficiência; Pessoas com comorbidades; Professores; Profissionais de transporte coletivo; Trabalhadores da saúde; entre outros.

Os integrantes desses grupos podem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros São Miguel, Centro e Distrito de Dalbérgia, que possuem Salas de Vacinas para atendimento. Uma das novidades desse ano é a oferta do imunizante na UBS do bairro Ponto Chic, às quartas-feiras. O horário de atendimento nas unidades de saúde é entre 8h e 12h e das 13h às 17h.

Para a campanha deste ano, o Ministério da Saúde não definiu um dia “D” de mobilização nacional, deixando a critério dos Estados essa organização. Neste sentido, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), por meio da Gerência de Doenças Infecciosas Agudas e Imunização (GEDIM), do Governo de Santa Catarina, sugere uma mobilização estadual, com a realização do dia “D” em 6 de maio.

A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório, com alta transmissibilidade. No ano de 2023, até o dia 18 de março, foram confirmados 35 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza e, destes, 6 casos evoluíram para óbito.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP