Mais de 70% dos municípios do Alto Vale aderem ao programa Cidade Empreendedora

14/04/2023 11:28

Das 28 cidades integrantes da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi), 19 estão fazendo parte do programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/SC, no ciclo 2023. As assinaturas dos contratos para o início dos trabalhos foram realizadas nesta quinta-feira (13) durante a Agrovale, em Rio do Sul, em uma ocasião especialmente dedicada ao encontro com os prefeitos da região. “É uma alegria muito grande para nós termos essa parceria com o poder público da região, que vai melhorar o ambiente de negócios para as empresas situadas em cada um desses municípios. O Cidade Empreendedora traz inúmeros benefícios, entre eles, o fomento às compras públicas, que geram receita e renda dentro do município”, destaca Wanderley Andrade, gerente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae/SC.

O encontro com os representantes dos municípios do Alto Vale serviu como forma de fortalecimento da parceria público/privada com os que já estão no programa, além de estabelecer uma relação de proximidade com os que ainda não vivenciaram as atividades do Cidade Empreendedora.

Proporcionalmente, o Alto Vale é a região do estado com maior número de participantes neste ciclo: 70% dos municípios da região integram o programa. Ituporanga, Lontras, Rio do Sul, Laurentino, Presidente Getúlio, Rio do Oeste, Vidal Ramos, Ibirama, Taió, Agronômica e Salete vão dar andamento aos trabalhos de impulsionamento ao empreendedorismo e apoio à gestão pública já iniciados em ciclos anteriores. Agrolândia, Rio do Campo, Imbuia, Witmarsum, Aurora, Braço do Trombudo, Trombudo Central, Chapadão do Lageado e Atalanta aderiram às atividades no Cidade Empreendedora este ano.

Para Ionita Lunelli, gerente regional do Sebrae Vale, o número significativo de participantes no Cidade Empreendedora no Alto Vale reforça o impacto positivo que a iniciativa traz no respaldo à gestão pública e no apoio ao desenvolvimento do empreendedorismo local. “A parceria do Sebrae/SC com as prefeituras tem trazido saldos efetivos e a identificação de novas oportunidades de mercado com um grande potencial de crescimento a ser explorado. Sempre enfatizamos que, quando uma cidade conquista avanços no setor empresarial, os resultados em outras esferas são consequência. É um cenário que impulsiona a economia local e gera desenvolvimento econômico”, afirma.

Entre as soluções que englobam o programa Cidade Empreendedora estão a abertura de salas do empreendedor, educação empreendedora, consultorias a empresários, planejamento de ações para o desenvolvimento dos eixos econômicos estratégicos conforme a necessidade do município e desburocratização da máquina pública. Além dos 19 municípios do Alto Vale, outras oito cidades de abrangência da regional Vale do Sebrae/SC também aderiram ao Cidade Empreendedora este ano. São elas: Blumenau, Ascurra, Indaial, Benedito Novo, Apiúna, Rodeio, Rio dos Cedros e Timbó.

Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Com informações - Sebrae SC