Corrida de Aventura em Ibirama será com chuva neste fim de semana

14/04/2023 11:54

A aventura ainda não acabou! Pelo contrário, está perto de começar. Neste sábado, 15 de abril, Ibirama sediará um dos eventos mais procurados para quem gosta de desafios de resistência. Será a 2ª etapa do Campeonato Catarinense de Corrida de Aventura e 1ª etapa do Circuito Bituin, que integram a programação do Adventure Day Ibirama 2023.

A expectativa da organização é que pelo menos 60 aventureiros, de diversas cidades dos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul estejam em Ibirama para participar da competição.

De acordo com um dos organizadores do evento, Andre Wormsbecher, a programação inicial do contemplava duas categorias, porém, devido a baixa procura, só será realizada a categoria Aventura, com trajeto de 40 quilômetros. “Há cerca de um mês tivemos uma etapa do Mundial realizada em Florianópolis. A proximidade das datas acabou afastando um pouco os atletas com maior rendimento, portanto, decidimos transferir a categoria Expedição para o dia 3 de junho”, destacou. As equipes poderão se dividir nas seguintes formações: quartetos mistos, duplas masculinas e duplas mistas.

A competição será sediada em Ibirama mas alcançará também os municípios de Ascurra e Apiúna. “Escolhemos como ponto de largada um prédio histórico do município, que é a Sociedade Desportiva União, dotado de toda estrutura necessária para atendimento dos atletas. Sem dúvida, Ibirama e toda a região possui uma natureza exuberante, o que promete uma experiência desafiadora aos atletas. A expectativa é de uma competição de alto nível com participantes importantes no cenário de corridas de aventura”, destacou Wormsbecher.

A largada às 14h. Outro organizador, Mário César Scherer, conta que durante o trajeto os atletas utilizarão técnicas de Orientação, Trekking, Mountain Bike e Rafting. “Alguns dos atletas competirão para somar pontos no campeonato, enquanto outros terão o desafio pessoal de completar a prova”, destacou.

Wormwbecher explica, ainda, que o Circuito Bituin, que contará com uma etapa em Bombinhas e outra no Paraná, somará pontos para uma vaga na final Sulamericana do Adventure Race World Series (ARWS), que será realizado no mês de novembro, em cidade a ser definida na região Sul de Santa Catarina.

A 2ª etapa do Campeonato Catarinense de Corrida de Aventura e 1ª etapa do Circuito Bituin, integra a programação do Adventure Day, que é um evento de caráter gratuito, sem fins lucrativos, realizado por meio de uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada, contando com patrocínio da Prefeitura de Ibirama, Sicredi, Pré-Vale e Rede Vale Norte de Comunicação. Com apoio da Prefeitura de Presidente Getúlio, Ricardo Sushi e MG Construção Civil. A organização é da ADIR, LC Eventos Dancin Days e ACAVE.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Kika Pereira