Esportes praticados em Ibirama viram tema de projeto educacional

30/03/2023 10:03

Os estudantes da Escola Municipal Caminho da Estação, em Ibirama, tem passado dias um tanto diferentes. Por meio do Projeto Conhecendo meu município e alguns esportes de Ibirama, os professores de Educação Física, Rosane Simone Pertille Fachini e Eduardo Bonetti, levam para a sala de aula, para o pátio da escola, ou até mesmo em outros ambientes, demonstrações das atividades esportivas mais comuns no município.

O projeto foi aplicado durante o mês de março, em comemoração ao mês de aniversário de Ibirama. Segundo a professora Simone, contempla o maior número de esportes praticado no município. “Tivemos demonstrações de bocha, futebol, tiro ao alvo, badminton, downhill, rafting, rapel, tirolesa, caminhada ecológica, slackline etc. Muitas dessas atividades os estudantes puderam conhecer na prática, uma forma de estimular o interesse dos estudantes pelas mais variadas atividades esportivas”, destacou.

Além de propiciar novidades aos estudantes, “o projeto também tem como objetivo valorizar, preservar o meio ambiente e a cultura local, bem como despertar o interesse pela prática esportiva, já que temos uma paisagem que propícia os esportes em meio a natureza e esportes tradicionais”, destacou Bonetti.

Uma das novidades desta última semana foi a instalação de uma pequena tirolesa dentro das dependências da escola. Ibirama é reconhecida como a Capital Catarinense do Turismo de Aventura, e um dos principais equipamentos turísticos do município é a tirolesa, considerada a maior estrutura urbana do Brasil neste formato. Ela possui 1050 metros de comprimento, com 90 metros de altura em sua parte mais alta. “As crianças têm a oportunidade de se divertir e ao mesmo tempo, valorizar as características turísticas do nosso município”, destacou o professor.

O treeking também foi uma atividade que deixou os estudantes maravilhados. Nas proximidades da escola eles foram acompanhados por professores e pelo biólogo Murilo Cristóvão, tendo a oportunidade de conhecer o município de uma maneira diferente. “Sem dúvida o projeto tem trazido muita alegria e conhecimento aos alunos. Conseguimos perceber a importância que eles têm dado a estas atividades após conhecê-las. Uma grande vitória para o conhecimento, como também, para a cidade”, finalizou Simone. O projeto contempla cerca de 190 alunos, com idade entre 4 e 12 anos.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP