Programa Portas Abertas Ibirama oferta mais um curso de capacitação profissional

21/03/2023 08:53

O Programa Portas Abertas Ibirama, que já formou e inseriu dezenas de profissionais no mercado de trabalho de Ibirama e região, oferta mais um curso profissionalizante voltado ao ramo têxtil. Os candidatos interessados em participar do Curso de Costura Industrial, ofertado por meio de uma parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social, junto ao SENAI, devem efetivar a inscrição até o dia 14 de abril.

Os candidatos devem atender alguns critérios que definirão a prioridade no preenchimento das vagas, tais como: Ser beneficiário do Programa Bolsa Família; Estar inscrito no Cadastro Único, do Governo Federal, Estar referenciado nos Serviços da Assistência Social, ou estar desempregado. De acordo com a secretária de Assistência Social de Ibirama, Fabiani Soberanski, o principal objetivo do Programa Portas Abertas é oportunizar às pessoas socialmente vulneráveis a inserção no mercado de trabalho e a saída dos programas assistenciais. “Este programa permitirá uma mudança de vida para essas pessoas, que poderão viver com maior dignidade, com o resultado do seu trabalho”, destacou.

Serão ofertadas 44 vagas com aulas de segunda a quinta, com duas turmas, uma no período vespertino, entre 13h20 e 17h, e outra no período noturno, entre 18h e 22h, com carga horária de 180 horas/aula. De acordo com Anderson Fozina Krüger, secretário de Desenvolvimento Econômico de Ibirama, o Programa Portas Abertas, além de criar uma oportunidade para as pessoas que precisam de trabalho, supre uma demanda de mão de obra local. “Sempre procuramos ofertar os cursos profissionalizantes conforme um diagnóstico de demanda de mão de obra local. Atualmente, o segmento têxtil absorve quase 30% da mão de obra formal de Ibirama, sendo um setor com grande carência de profissionais”, destacou.

Os interessados podem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado na rua Dr. Getúlio Vargas, aos fundos da Prefeitura de Ibirama, portanto os documentos pessoais, comprovante de residência e carteira de trabalho. Quem tiver dúvidas, pode entrar em contato com os telefones 98861-0484 ou 3357-8530.

O investimento por parte do município na realização do curso será de R$ 54.950,00. As aulas serão ministradas em uma Unidade Móvel no SESI, em Ibirama, sem nenhum custo para o aluno. A previsão é que as aulas presenciais iniciem no fim de abril.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP