Cerca de 8 mil pessoas prestigiam atrações do Adventure Day Ibirama

16/03/2023 17:08

Na manhã de sábado, 11, dia do aniversário de 89 anos da Capital Catarinense do Turismo de Aventura, os municípios de Ibirama, Lontras, Presidente Getúlio e Apiúna receberam aventureiros de diversas cidades de Santa Catarina e alguns perdidos de outros estados. O objetivo? Alguma aventura na terra, na água ou no mar, ofertadas por centenas de profissionais que estiveram envolvidos na 2º edição do Adventure Day, que tem como objetivo, tornar a região do Vale Norte num grande parque de aventuras.

A estimativa da organização é que cerca de 6 mil pessoas tenham passado pelo Parque Municipal e Centro de Eventos Manoel Marchetti entre os dias 10 e 12 de março, espaço que contou com a apresentação de 9 bandas, dos mais diversos estilos musicais.

De acordo com um dos organizadores, Anderson Fozina Krüger, um dos diferenciais do evento foi a Feira de Negócios, que reuniu 26 expositores. “As pessoas vêm para o pavilhão se divertir e também têm a oportunidade de visitar a Feira de Negócios, conhecer novos produtos e prestigiar os expositores, que a cada ano estão mais criativos e interativos com o público”, destacou.

Um dos destaques dos três dias de festa foi a apresentação da dupla Sertaneja Dany e Rafa, que animou o público na noite do Boteco do Adventure.

Eventos paralelos estimulam o turismo de aventuras na região

A preocupação era com o tempo bom e as condições de voo. Mas, este ano, São Pedro contribuiu para a realização do Festival de Voo Livre, organizado pela Associação de Voo Livre do Alto Vale do Itajaí (Avlavi).

De acordo com um dos organizadores, Kako Parapente, foram 35 pilotos inscritos. “Foram 63 decolagens, entre pilotos profissionais, alunos e voos duplos. Lavamos a alma com voos lindos! Este festival e esta edição do Adventure Day serão inesquecíveis”, comemorou.

Há cerca de 600 metros abaixo da pista de decolagem, no rio Hercílio, 35 pilotos de motos aquáticas dos municípios de Blumenau, Indaial, Timbó, Brusque, Rio do sul, Ibirama, Ituporanga, José Boiteux e Presidente Getúlio, estiveram no 1º Encontro Amigos do Rio Jet Club.

De acordo com o organizador, Elson Weise, cerca de 300 pessoas visitaram o evento. “Por sermos uma cidade sem nenhum reconhecimento neste esporte e sem muita estrutura para a realização, foi um orgulho ter sido esse sucesso”, comemorou.

E já que o assunto é moto, outro evento de destaque foi a Super Copa Alto Vale de Velocross, Organizada pela Limasc e Trilha Clube Amigos da Veloterra. Segundo a organização, foram mais de 130 pilotos inscritos e cerca de 500 visitantes.

A presidente da Limasc, Maya Hellgrën, disse que até o tempo estava animado com o evento. “Foi tudo super leve e perfeito. Deixo aqui, em nome de todos da Limasc, nosso muito obrigada! Foi um imenso prazer fazer parte desse mega-evento!”, destacou.

Mirio Tambani, que integra os Amigos da Veloterra, também ratificou a importância da parceria para o evento. “Ter o velocross no Adventure Day é importante para gente e também para o próprio evento, pois nos ajuda a divulgar esta modalidade. Sem dúvida é um evento muito importante para nossa cidade”, contou.

O pessoal da corrida também compareceu em peso. De acordo com Nilberto Machado, foram 190 atletas participantes e cerca de 500 expectadores. “O Night Run é um desafio misturado com muita emoção, preocupação e adrenalina. Feliz em poder contribuir com um evento tão importante quanto o Adventure Day”, colocou.

O Adventure Day contou também com a participação efetiva dos operadores turísticos locais, com a participação de sete pessoas na 1ª Rota Vale Enxaimel Rio Sellin e 29 participantes no trekking, ambos ofertados por uma parceria entre o Trekking Rio Sellin e o Sítio Holzhaus.

O rafting e a tirolesa somaram cerca de 250 clientes no sábado e domingo. Segundo Dárcio Lucas, responsável pelas atividades, o Adventure Day estimula a visitação de turistas, incrementando os negócios do setor. “Nossa região é linda e com diversas atrações. Fica o convite para todos virem conhecer esse pedacinho do céu”, comemorou.

Uma das novidades este ano foi a inclusão do município de Lontras no roteiro de aventuras. A empresa Stein Aventuras, de Blumenau, recepcionou 16 aventureiros para a prática de rappel na Ponte 16, um símbolo turístico da antiga Estrada de Ferro Santa Catarina, localizado no município vizinho. De acordo com Christopher Frahn, “estar presente no Adventure Day foi uma experiência significativa para a equipe, de estar no meio de todos que, assim como nós, vivem o esporte de aventura e amam esse mundo”, destacou.

Mas, o Adventure Day ainda não acabou. Em abril o município sediará uma etapa do Campeonato Catarinense de Corrida de Aventura, que deverá reunir aventureiros de diversos municípios do Estado.

O Adventure Day é um evento gratuito, realizado por meio de uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada e conta com patrocínio da Prefeitura de Ibirama, Sicredi, Pré-Vale e Rede Vale Norte de Comunicação. Com apoio da Prefeitura de Presidente Getúlio, Ricardo Sushi e MG Construção Civil. A organização é da ADIR, LC Eventos Dancin Days e ACAVE.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP