Trekking Rio Sellin oferta contato direto com a natureza durante Adventure Day Ibirama

02/03/2023 13:21

Quem curte trilhas desafiadoras em meio a uma natureza exuberante, não pode perder a programação do Trekking Rio Sellin, entre os dias 10 e 12 de março. Os destinos são o Trekking da Caverna, Cachoeira Steinwasserfall (Cachoeira da Pedra), Trekking Mirante Holzhaus e Caminhada Cachoeira da Serraria.

Um dos guias do Trekking Rio Sellin, Romeu Klemz, explica que além de trilhas, o grupo ofertará área de camping, no valor de R$ 25, com disponibilidade de banheiros e chuveiros quentes aos visitantes.

E pra matar a fome antes ou depois da caminhada, o Sítio Holzhaus, onde fica a base do Trekking Rio Sellin, servirá para quem fizer reserva por telefone, um delicioso café rural no valor de R$ 25, como também, almoço tradicional pelo valor de R$ 37.

Curiosidades sobre as trilhas

Todos os participantes do trekking tem seguro incluso no momento da inscrição. O Trekking da Caverna é considerado de nível médio a alto, com 7,4 mil metros de extensão. A atração principal é uma caverna, das duas existentes, sendo que os visitantes terão a possibilidade de conhecer quatro cachoeiras, um paredão rochoso, um cânion e um portal de pedra.

Outra opção é a Cachoeira Steinwasserfall (Cachoeira da Pedra). De nível médio a alto possui 3,4 mil metros de extensão, sendo a principal atração do Trekking Rio Sellin. A Cachoeira da Pedra possui mais de 40 metros de altura, além disso, se estendem pelas trilhas diversas cascatas e piscinas naturais para banho.

Uma das opções mais desafiadoras é o Trekking Mirante Holzhaus. Possui nível alto, com 4,2 mil metros de extensão. A trilha contempla um paredão rochoso, duas cachoeiras e um mirante de tirar o fôlego, com 750 metros de altitude, de onde é possível observar outras cidades vizinhas à Ibirama.

A última, e não menos importante opção aos aventureiros, é a Caminhada Cachoeira da Serraria, considerada de nível médio, com 1,4 mil metros de extensão. Na trilha é possível observar uma represa onde era feita a captação de água para uma serraria da década de 70, uma cachoeira com poço de 9 metros de profundidade, um cânion, três saltos e diversas piscinas naturais para se banhar.

O guia explica que os valores cobrados para as trilhas variam. As trilhas guiadas serão realizadas nos dias 10, 11 e 12 de março, sempre com saída às 9h. Para quem optar por esta modalidade, o valor será de R$ 45.

Mas, para os aventureiros mais experientes, as trilhas estarão abertas e sinalizadas durante todos os dias. Neste caso, a aventura custará um valor simbólico de R$ 20, que será revertido para manutenção desses espaços. “Todos os participantes poderão contar com seguro, sendo que o valor do benefício está incluso no valor cobrado. Procuramos ofertar estes treekings com valor acessível, para que as pessoas venham prestigiar as belezas naturais de Ibirama”, frisou.

O ponto de encontro dos aventureiros será na Base Trekking Rio Sellin (Holzhaus), na propriedade de Jackson Benhke. Maiores informações e reservas por meio do telefone (47) 99907-3742.

O Adventure Day é um evento gratuito, realizado por meio de uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada, e conta com patrocínio da Prefeitura de Ibirama, Sicredi, Pré-Vale e Rede Vale Norte de Comunicação. Com apoio da Prefeitura de Presidente Getúlio, Ricardo Sushi e MG Construção Civil. A organização é da ADIR, LC Eventos Dancin Days e ACAVE.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Arquivo Trekking Rio Sellin