Um rico encontro com Hildegard Schmölz pela passagem de seus 95 anos de boa saúde e memória invejável

02/03/2023 09:54

Servidores do Departamento Municipal de Cultura e do Arquivo Público Municipal de Ibirama (APMI), realizaram uma visita ao ancionato “Elsbeth Koehler” de Blumenau, no dia 22 de fevereiro, por meio do programa Fotografias: Revelações de Memórias, onde encontra-se hospedada a ibiramense Hildegard Schmölz. O intuito da visita foi elucidar e revelar fotografias do acervo do APMI, pela memória de Hildegard.

Hildegard nasceu em 1929 na casa de sua avó, na comunidade de Rafael Alto mas foi registrada em Rio do Sul, cidade próxima da residência de seus pais. Viveu sua infância e adolescência em Lontras, para onde se mudou com seus pais e quatro irmãos.

Em passeios realizados à terra natal e em bailes que frequentava na sua juventude, Hildegard conheceu Martin Schmölz, com quem se casou no ano de 1949. Com o marido, que era fotógrafo de profissão, construiu um atelier de fotografias. No mesmo prédio, anexo ao ateliê, havia um comércio de papelaria e presentes, que era gerenciado por Hildegard, local onde fez grandes amizades, algumas guardadas até hoje na memória de grande parte da população.

Nos anos 1950 conheceu a dinamarquesa, Lili C. Bentzen Westercamp, que veio residir na cidade. Musicista, foi professora de piano para muitas crianças e adolescentes e compositora do Hino de Ibirama.

Com ela, Hildergard fez grande parceria ao montar várias peças de teatro que foram apresentadas em cidades vizinhas e no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau. As peças infantis tinham como artistas, os filhos dos amigos, cujas falas dos personagens foram escritas por ela.

Entre outras atividades desenvolvidas por Hildegard e Martin, estão a participação ativa no Lions Club, clube de serviço de ações sociais. O casal também presidiu por vários anos a Sociedade Desportiva União, onde promoveram várias atividades, como time de vôlei feminino e masculino, promoção de bailes de debutantes, baile do centenário da cidade e eleição de rainha do clube.

Foi professora do então Ginásio Hamônia e do extinto Colégio Normal Estadual Santa Catarina por vários anos, onde deixou saudades entre os alunos.

Na década de 1980, após falecimento de Martin, doou para a municipalidade o acervo de aproximadamente 100 mil negativos de vidro e negativos de filmes plástico compondo, desde então, parte do riquíssimo acervo do APMI.

Hildegard mudou-se para Itajaí e mais tarde para Balneário Camboriú, mas sempre manteve as amizades e parcerias conquistadas em Ibirama. No início do ano de 2017, seus amigos lhe fizeram uma homenagem pela passagem de seus 90 anos com um delicioso almoço oferecido pela data festiva.

A responsável pelo APMI, Sandra Sechi, agradeceu a oportunidade de ter muitas fotografias identificadas por Hildegard. “Foi um prazer viver momentos únicos com esta que foi um ícone da preservação da arte e cultura da nossa cidade. Muito obrigada”, finalizou.

Com informações: Sandra  Secchi

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP