Conferência Municipal de Saúde de Ibirama será na próxima terça-feira

23/02/2023 15:49

Os ibiramenses interessados em identificar as prioridades locais na área da saúde, como também, têm sugestões a fazer, ou elogios ao trabalho realizado por médicos, enfermeiros e demais profissionais da rede, devem participar da Conferência Municipal de Saúde, que será realizada no dia 28 de fevereiro, a partir das 8h, no Pavilhão de Eventos Manoel Marchetti.

O encontro é realizado a cada quatro anos e é conduzido pelo Conselho Municipal de Saúde, formado por representantes do Poder Público e da comunidade, e tem como objetivo mobilizar e estabelecer diálogo com a sociedade acerca do direito à saúde e em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).

Este ano, a conferência tem como tema central: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”, com o os eixos temáticos: O Brasil que temos. O Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

A etapa municipal é base para o planejamento ascendente do SUS, sendo responsável pela elaboração de propostas e revisão dos Planos Municipais de Saúde elaborados para os anos de 2022 a 2025.

Nas etapas municipais serão elaboradas e aprovadas propostas e diretrizes que atendam às necessidades de saúde da população em nível municipal e eleitas, de forma paritária, pessoas delegadas que participarão da conferência estadual de saúde. As conferências estaduais serão realizadas entre abril e maio de 2023.

De acordo com a secretária de Saúde de Ibirama, Izabel Petersen, a intenção é fortalecer a participação e o controle social no SUS, com ampla representação da sociedade em todas as etapas da conferência. “A partir disso poderemos elaborar propostas a partir das necessidades de saúde e participar da construção das diretrizes do plano plurianual do SUS”, frisou.

A Conferência Municipal de Saúde é uma realização da Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Saúde, e Conselho Municipal de Saúde, com apoio do Consórcio Empresarial Salto Pilão (Cesap). O encontro é aberto a toda a comunidade interessada em discutir o futuro da saúde de Ibirama.

Programação:

8h – Credenciamento e coffe break

8h45 – Abertura oficial da 6ª Conferência Municipal de Saúde

9h30 – Apresentação teatral

10h – Explanação com Fernanda Lemos Soares, tema: Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã será outro dia

12h – Intervalo

13h – Atividades em grupo

14h30 – Coffe break

15h – Plenária final com escolha dos delegados para a Etapa Estadual e elaboração de propostas para a Etapa Estadual da 17ª Conferência Nacional de Saúde

17h - Encerramento

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP