Secretária de Assistência Social de Ibirama é eleita presidente de Colegiado Estadual

15/02/2023 14:20

Em evento realizado nesta terça-feira, 14, em Orleans, a secretária de Assistência Social e Habitação de Ibirama, Fabiani Tenfen Soberanski, foi eleita por unanimidade, como presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de Santa Catarina (Coegemas-SC), para a gestão 2023 e 2024.

O Coegemas-SC é uma entidade sem fins lucrativos que representa os gestores municipais, e é vinculado ao Colegiado Nacional. Tem por finalidade congregar os gestores municipais como órgão articulador e coordenador das ações comuns, com objetivo de fortalecer as políticas de assistência e desenvolvimento social, com vistas à seguridade social, conforme os princípios constitucionais e as diretrizes da legislação vigentes.

O órgão atua na autonomia e interesse dos municípios na defesa das políticas de assistência social, junto ao Poder Executivo estadual e demais autoridades constituídas.

De acordo com a presidente, sua eleição é uma oportunidade de fortalecer ainda mais o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que mantém características de gestão semelhantes ao Sistema Único de Saúde (SUS), na busca de recursos, defesa dos usuários dos serviços e respeito aos trabalhadores do sistema. “Fico grata pela oportunidade de compor uma diretoria tão comprometida e honrada, em ser presidente de um colegiado que constrói e fortalece a assistência, e consequentemente, o desenvolvimento social com qualidade e responsabilidade”, comemorou.

Logo após a eleição, Fabiani esteve reunida com membros da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), onde foram debatidos temas como a pactuação do cofinanciamento dos benefícios de proteção determinados por lei no Estado. “São diversos tipos de serviços e benefícios que o poder público dispõe às pessoas em situação de vulnerabilidade. Estamos trabalhando e mobilizando os gestores para que cada um desses serviços ou benefícios recebam recursos para serem executados no município”, finalizou.

Além da presidente Fabiani, a nova nominata do Coegemas-SC é composta pela 1ª Vice-presidente, Samanta Lazzarotto Franzoi, de Nova Trento, representando a região da Grande Florianópolis. 2ª vice-presidente, Patrícia Morastoni Sasse, de Blumenau, representando a região da AMVE, 1ª secretária, Fabiana Cardozo, de Joinville, representando a região da Amunesc, 2ª secretária, Ivone Salete Orso, de Pinhalzinho, representando a região da Amosc, além dos tesoureiros Bruno Ferreira, de Criciúma, e Sandra Regina Pacheco, de Joaçaba, representando as regiões da Amrec e Ammoc, respectivamente.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP