Ibirama recebe oficialmente o Plano de Marketing Turístico

07/02/2023 15:51

Em reunião realizada na tarde desta terça-feira, 7, no gabinete do Centro Administrativo Ivo Muller, as consultoras do Sebrae-SC, Sílvia Nowalski Balduíno e Karla Fabiana Hall, fizeram uma apresentação do novo Plano de Marketing Turístico desenvolvido pelo município de Ibirama e que tem como objetivo identificar, conhecer e sistematizar a oferta turística do mercado, além de criar estratégias e ações de comunicação que posicionem o município como um destino reconhecido e desejado no cenário nacional.

O trabalho foi desenvolvido em cinco fases, como planejamento, diagnóstico, plataforma de marketing, estratégias de marketing e plano de ação e implementação. “O Plano de Marketing Turístico contribui para o estabelecimento e consolidação de uma identidade de marca coerente com as ofertas do destino”, explicou Sílvia.

Entre os segmentos estratégicos a serem seguidos, foram identificadas potencialidades no turismo de aventura, ecoturismo, rural e histórico-cultural. A consultora do Sebrae explica que Ibirama possui características que vão ao encontro das tendências do setor turístico pós-pandemia. “O Brasil foi eleito o melhor destino de turismo de aventura do mundo, de acordo com relatório anual feito pelo Us News & World Report. A posição de destaque, entre as 78 nações avaliadas evidencia o potencial brasileiro e coloca o país como destino ideal para a prática dessa modalidade”, explicou.

O prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, destacou a importância do setor privado para estimular o setor. “O município e os empreendedores do trade turístico precisam trabalhar em sincronia, para que os investimentos do setor público sejam mais assertivos e o retorno do setor venha em impostos para o município”, destacou.

Com a conclusão do Plano de Marketing Turístico, foram definidas como metas o posicionamento da marca Ibirama no mercado turístico, tornar o município um destino turístico desejado no período de quatro anos, dar evidência aos empreendimentos turísticos do município, gerar renda ao empreendedor e fortalecer o turismo como um eixo econômico da cidade.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Ibirama, Anderson Fozina Krüger, a construção do Plano de Marketing Turístico foi possível devido a consultoria do Sebrae de Santa Catarina, por meio do Programa Cidade Empreendedora. “Ibirama tem um grande potencial turístico, porém, precisamos profissionalizar o setor. Estas duas ações, desenvolvidas em parceria com Sebrae, permitirão que o município possa estimular todo o trade, como também, o desenvolvimento econômico do município”, finalizou.

Ibirama também possui nova Marca Territorial

A nova marca, que determina a nova identidade visual do município, foi desenvolvida pela designer, Graziella Carrara, consultora credenciada ao Sebrae de Santa Catarina. Foi desenvolvida com base em pesquisas históricas e em redes sociais, como também, a definição de um diagnóstico histórico-cultural construído com agentes turísticos do município.

Entre os principais conceitos manifestados durante as pesquisas, e que embasaram a construção da marca, destaca-se o tradicional, identificado por meio da arquitetura histórica germânica, o acolhedor, por ser uma cidade receptiva e aconchegante, e também a natureza, exuberante em Ibirama. “Todo o trabalho de construção apontou para uma marca que represente os aspectos históricos da colonização alemã, a segurança e a comodidade de uma cidade receptiva e elementos naturais que remetam a aventura, confiança e dinamismo”, destacou Graziella.

A intenção da administração municipal é que os diversos setores econômicos do município adotem o uso da marca territorial de Ibirama, que está disponível para download, gratuito, no site oficial do município.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Foto: Jane Haila