(47) 3357 8500

Vigilância em Saúde de Ibirama monitora focos do mosquito da dengue

24/01/2023 14:12

Com os dias mais quentes, os índices de focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika ou Chikungunya, têm sido altos em Santa Catarina. Em Ibirama, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, intensifica o monitoramento das armadilhas espalhadas por diversos pontos do município. Somente em 2023 foram encontrados três focos do mosquito, todos na área central do município. Segundo dados da Vigilância em Saúde de Ibirama, em 2022 foram registrados 37 focos.

 

Nenhum caso de Dengue foi notificado este ano, porém, no ano passado a equipe de Combate à Endemias fez uma Pesquisa Vetorial Especial (PVE) no bairro Nova Stettin, onde um casal estava acometido por Dengue, sendo que a doença foi contraída em outra cidade.

 

Conforme o agente de Combate às Endemias, Cassiano André Isolani, a partir da identificação do foco é definida uma delimitação de de raio de 300 metros. “É feita toda a varredura neste espaço delimitado para verificar se outros focos são encontrados, pois este é o raio de alcance do mosquito”, destacou.

 

Atualmente Ibirama possui 98 armadilhas instaladas em 31 pontos estratégicos da cidade, os quais são monitorados constantemente, com objetivo de descobrir focos do mosquito, destruir e evitar a formação de criadouros e impedir a reprodução dos mesmos.

 

A secretária de Saúde de Ibirama, Izabel Petersen, explica que a análise desses materiais é mais rápida devido a implantação do laboratório próprio de endemias. “Há mais de quatro anos estamos com este novo espaço em funcionamento, o que tem garantido mais qualidade no monitoramento. Porém, é fundamental que a população nos ajude tomando as medidas de precaução necessárias, pois a dengue é uma doença grave e pode matar”.

 

Cuidados para prevenir a dengue

Entre as principais orientações, evitar o acúmulo de água parada em vasos de flores, garrafas, pneus, entre outros objetos. “O mosquito tem que estar contaminado para transmitir a doença. Mas fica o alerta para as pessoas cuidarem em suas casas com o acumulo de água, como água da chuva em cascas de palmeiras ou bromélias, ou em outros reservatórios naturais”, explicou o diretor da Vigilância Sanitária, Rafael Reinicke.

 

Isolani explica que nos locais onde são verificados focos, os moradores são orientados a tomarem as medidas necessárias para solução do problema. “Fazemos todas as orientações necessárias. Em caso de desobediência, acionamos a Vigilância Sanitária que fará a autuação ou notificação do local”, finalizou.

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Departamento de Vigilância em Saúde

Download das fotos em alta resolução
Carregando