Prefeitura de Ibirama anuncia reajuste e cumprimento do Piso Nacional da Enfermagem

19/01/2023 10:31

Os técnicos e auxiliares de enfermagem do município de Ibirama, assim como os outros servidores públicos, têm um bom motivo para comemorar. Isto porque o município passa a cumprir, a partir de janeiro deste ano, os reajustes estipulados pelo Piso Nacional da Enfermagem.

De acordo com o prefeito em exercício, Jucélio José de Andrade, o município já contemplava um valor superior ao piso para o corpo de enfermagem, mesmo com o reajuste. “Aguardávamos essa definição legal do Governo Federal para criar a lei municipal e contemplar as categorias que tem o salário tabelado conforme os valores recebidos pelos enfermeiros”, explicou.

O valor do salário do enfermeiro é de R$ 4.750,00 e foi fixado pela Lei Federal 14.434, de 14 de agosto de 2022. De acordo com o secretário de Administração e Finanças, Fábio Fusinato, os pisos dos técnicos de enfermagem e dos auxiliares de enfermagem são balizados pelo valor do salário do enfermeiro. “Como o município de Ibirama já pagava aos enfermeiros um valor superior ao piso estipulado, o impacto na folha de pagamento, que ainda está sendo calculado, deverá incindir apenas nos salários dos técnicos e auxiliares, explicou.

O salário do técnico de enfermagem equivale a 70% do valor do enfermeiro, portanto, será de R$ 3.325,00. O município possui 22 técnicos atuando na rede municipal de saúde. Já o salário do auxiliar equivale a 50% do valor recebido, portanto, R$ 2.375,00, sendo que o município possui apenas um servidor nesta situação.

Restante do funcionalismo recebe revisão salarial e reajuste no Auxílio-Alimentação

O restante do funcionalismo do município será contemplado com a revisão salarial calculada pelo Índice Nacional dos Preços ao Consumidor (INPC), que foi de R$ 5,93%. O impacto maior serán o reajuste do Auxílio-Alimentação, que foi de 45%, passando de R$ 11, para R$ 16 por dia.

O prefeito licenciado, Adriano Poffo, explica que o município procura formas de valorizar toda a classe, porém, é preciso ter responsabilidade com a saúde financeira do município. “O reajuste do Auxílio-Alimentação foi um compromisso assumido com os servidores. Sempre que possível estudaremos formas de valorizar ainda mais estes profissionais que prestam um grande serviço para nossa cidade”, finalizou.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP