(47) 3357 8500

Secretaria de Saúde de Ibirama divulga cronograma de vacinações

14/12/2022 14:00

Devido ao baixo fornecimento das vacinas Pfizer Baby, voltada a imunização contra a Covid-19, a Sala de Vacina da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dieter Staudinger, no Centro, passa a adotar uma programação de imunização para evitar o desperdício de doses que estarão disponíveis para crianças com idade entre 6 meses e menores de 3 anos (2 anos, 11 meses e 29 dias), a partir desta quinta-feira, 15.

 

Para facilitar o atendimento e evitar filas, a imunização será sempre às quintas-feiras, entre 8h e 12h e 13h e 16h, e deverá ser agendada pelo aplicativo de mensagem Whatsapp, por meio do número 47 98842-3613.

 

Segundo a secretária de Saúde de Ibirama, Izabel Petersen, os cidadãos podem usar este mesmo número para sanar dúvidas relativas a qualquer tipo de vacinação. “A busca por vacinas tem sido baixa, muitas vezes, por falta de informação por parte da população. Quem tiver alguma dúvida, pode entrar em contato com este telefone para que elas sejam sanadas”, destacou.

 

Imunização contra Tétano

A vacina contra Tétano está disponível nas UBSs do bairro São Miguel, Centro e Distrito de Dalbérgia. É uma doença infecciosa grave, não contagiosa, causada por toxina produzida pela bactéria Clostridium Tetani.

 

Muitos adultos jamais tomaram a vacina dupla contra Tétano e Difteria e, mesmo os que já tomaram, costumam esquecer-se das doses de reforço. A Vacina é indicada para adultos e crianças, com idade superior a sete anos. O esquema básico corresponde a três doses, com um intervalo de 60 dias entre as doses (mínimo de 30 dias). Após completar o esquema de três doses é necessário administrar uma dose de reforço a cada 10 anos.

 

A imunização é realizada no formato de livre demanda, sendo que o cidadão poderá procurar qualquer uma das unidades de saúde com Sala de Vacinas, entre segunda e sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

 

Sob a forma de esporos, essa bactéria é encontrada nas fezes de animais e seres humanos, na terra, nas plantas, em objetos e pode contaminar as pessoas que tenham lesões na pele, como feridas, arranhaduras, cortes, mordidas de animais, etc, pelas quais o microrganismo possa penetrar.

 

A toxina produzida pela bactéria ataca principalmente o sistema nervoso central. Os sintomas são rigidez muscular em todo o corpo, mas, principalmente no pescoço, dificuldade para abrir a boca e engolir, riso sardônico produzido por espasmos dos músculos da face.

 

Tétano é uma doença grave que pode ser evitada desde que alguns cuidados sejam observados, como a higienização do local com água e sabão para evitar a penetração da bactéria.

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Ministério da Saúde

Download das fotos em alta resolução
Carregando