Trânsito de Ibirama sofrerá alterações com programação do Weihnachtsmarkt

07/12/2022 10:41

A Prefeitura de Ibirama, por meio do Departamento de Trânsito, informa que a circulação de veículos sofrerá alterações nas proximidades do Parque Municipal Manoel Marchetti, que entre os dias 8 e 11 de dezembro, receberá as festividades do Weihnachtsmarkt – Mercado de Natal de Ibirama.

No sábado, dia 10, em virtude do tradicional Desfile de Lanternas e Alegorias, todo o trânsito na área central de Ibirama sofrerá interrupções de tráfego. A partir das 20h, a rua Tiradentes será totalmente fechada, como também, os acessos pela rua 25 de Julho, rua Anita Garibaldi e do tráfego oriundo da ponte Irineu Bornhausen.

Para a concentração dos grupos e carros alegóricos, a partir das 19h30min, a rua Dr. Getúlio Vargas será totalmente fechada, entre a intersecção com a rua Joinville e a rua Duque de Caxias. A rua Nereu Ramos e 11 de Março também estarão bloqueadas.

Em relação as mudanças nas ruas ao redor do Parque Municipal Manoel Marchetti, a principal alteração será na implantação de mão única, no sentido centro/bairro, nas ruas Franz Roedel, Magdalena Aichinger, Alvin Duwe e João Weidmann. Outro ponto de bloqueio será na rua Hermann Aichinger, onde o trânsito só será permitido para o acesso de motoristas a área de estacionamento.

De acordo com o presidente da Comissão Central Organizadora do Weihnachtsmarkt, Grégory Kietzer, além das orientações ao público geral, informações pontuais foram repassadas aos representantes das entidades e grupos participantes, em reunião realizada esta semana. “Os carros alegóricos terão um espaço de estacionamento atrás do Posto Scursel, na rua Marquês do Herval, em frente a Escala Cor, isso foi pensado pela questão de estacionamento no entorno do Centro de Eventos, principalmente caminhões”, argumentou.

Desfile de Lanternas e Alegorias

Bruxas, papais noeis do Mato e os tradicionais símbolos natalinos religiosos. O tradicional Desfile de Lanternas e Alegorias este ano traz como tema, “O Natal em Diferentes Culturas”. A expectativa da organização é que cerca de 2 mil pessoas participem do desfile, que contará com 62 blocos.

O presidente da CCO explica que será a oportunidade das pessoas conhecerem a magia do Natal, em tradições de outros países. “Será um momento lindo e único do nosso Weihnachtsmarkt. Temos entidades, empresas e centenas de voluntários se dedicando para esta grande atração de nossa festa”, explicou.

O prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, parabenizou a dedicação da CCO e dos representantes das entidades na organização do Desfile. “Fica o convite para toda a população de Ibirama, como também de municípios vizinhos, para que venham participar com a gente deste momento mágico para as comemorações natalinas de Ibirama”, finalizou.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP