Ibirama finaliza o Levantamento de Oportunidades, realizado em parceria com o Sebrae/SC

30/11/2022 10:15

Agora Ibirama conta com um detalhado estudo sobre as potencialidades e desafios econômicos locais. Poder público e empresários poderão avaliar, com base em dados consolidados, os investimentos mais assertivos na região. Iniciativa foi desenvolvida em uma parceria entre o poder público municipal e consultores do Sebrae/SC. O estudo foi apresentado e entregue a representantes da Associação Empresarial de Ibirama (Aciibi), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), na tarde da última terça-feira, 29.

Sete segmentos da economia de Ibirama passaram por um amplo estudo para o desenvolvimento do Levantamento de Oportunidades. O documento, realizado pelo Sebrae/SC em parceria com o poder público municipal através do programa Cidade Empreendedora, avaliou as potencialidades e desafios para a criação de uma cadeia econômica fortalecida nestas áreas de atuação. Foram avaliados o turismo, indústria de alimentos, indústria de madeira e móveis, cadeia têxtil e de vestuário, setor metalmecânico, construção civil e negócio da área de inovação.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Ibirama, Anderson Fozina Krüger, o objetivo do estudo é destacar, através de dados consolidados e uma visão clara, não só oportunidades de negócios, mas também áreas da cadeia produtiva de cada segmento que já possuem suporte e serviços bem estabelecidos, por exemplo. “Dessa forma, tanto o poder público quanto investidores e empreendedores, podem criar oportunidades de negócios para preencher as lacunas e criar um encadeamento produtivo local eficiente”, argumentou.

O prefeito, Adriano Poffo, acredita que o trabalho será um grande apoiador para a tomada de decisão no município nos próximos anos. “Entender a fundo como a economia vem se comportando e de que forma a prefeitura pode apoiar o fomento dos negócios é fundamental. E o Levantamento de Oportunidades nos proporciona essa visão, além de auxiliar também as entidades empresariais e o nosso empreendedor, para que ele possa investir com segurança e contar com o suporte para ser assertivo em seus negócios”, diz.

O Levantamento de Oportunidades ficará disponível para consultas do município, que segue realizando outras iniciativas de fomento econômico através do Cidade Empreendedora.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP