(47) 3357 8500

Igreja Martin Luther em Ibirama deverá ser tombada como patrimônio histórico

10/11/2022 13:43

Um dos principais símbolos da cidade de Ibirama, e única no Brasil em sua arquitetura. Essa é a Igreja Martin Luther, que comemorou na segunda-feira, dia 31, os 105 anos do lançamento da pedra fundamental para a construção. Também no dia 31, é celebrado o Dia da Reforma Luterana, outra data mundialmente importante. Neste dia, em 1517, o padre e teólogo alemão Martinho Lutero publicou as suas ‘95 Teses’, uma série de frases na qual contestava práticas e interpretações da Igreja Católica, entre elas, a venda de Indulgências, que eram cartas de perdão vendidas pela igreja. Ele pregou as teses na porta da igreja do Castelo de Wittenberg.

 

Além de todas estas datas, o dia 1º de novembro também irá marcar a comunidade luterana e a cidade de Ibirama com a apresentação do requerimento de tombamento da Igreja Martin Luther. Com isso, a igreja será o segundo tombamento histórico do município de Ibirama. O primeiro foi o Cemitério dos Imigrantes, no Distrito de Dalbérgia.

 

A apresentação aconteceu na tarde de terça-feira, 1º de novembro, no templo, com as presenças do prefeito Adriano Poffo, pastor da paróquia de Ibirama, Cristov Kayser, da presidente da Comunidade Evangélica Luterana de Ibirama Marlene Mödinger, do vice-presidente Duílio Gehrke, da secretária da Paróquia Evangélica Luterana de Ibirama, Dabnei Suani Howe, vereadores e representantes da comunidade.

 

Conforme o pastor Cristov Kayser, a data foi bastante significativa para a comunidade luterana, que está presente em Ibirama a 118 anos, trazida pelos imigrantes alemães. “Estamos aqui a exatos 105 anos depois do lançamento da Pedra Fundamental, para solicitar o tombamento deste prédio, que é histórico para a nossa cidade”, destaca.

 

Para o prefeito Adriano Poffo, a intenção de tombamento é também uma forma de preservar a história do município, devido à importância que a comunidade luterana teve na formação da cidade com a chegada dos primeiros imigrantes alemães. A comunidade foi importante para o desenvolvimento educacional, moral e social da comunidade, como a criação da primeira escola e participação na criação de hospitais e serviços de Saúde. “É um momento histórico, onde a diretoria da igreja solicita este tombamento, visto que temos uma lei municipal. É uma forma de preservarmos a história de nosso município. A Igreja Martin Luther é um dos símbolos de nossa cidade, e a história do município se mistura com a da comunidade luterana”.

 

O prefeito também enalteceu a ação, que pode motivar outros tombamentos no município. “Que sirva também como forma de motivar para que outros prédios históricos da cidade, que se enquadram na lei, também façam este processo de tombamento” disse.

 

Para o vice-presidente da comunidade, Duílio Gehrke, o pedido de tombamento se deu por conta da importância que templo tem para Ibirama. Segundo ele, a imagem da igreja está amplamente associada à cidade. “A história da comunidade luterana de Ibirama se funde com a história do município. Chegamos ao consenso dentro da comunidade para o pedido de tombamento, dada a importância que este monumento tem. Primeiro para a comunidade, no aspecto religioso e segundo, para o município. Quando as pessoas se referem a Ibirama nas redes sociais, elas têm como referência esta igreja”, explica.

 

Ele destaca que, como referência histórica, a igreja precisa ser preservada. “Uma forma de garantir esta preservação, por mais cem anos, é o de solicitar o tombamento histórico, cultural e artístico. Assim, o cuidado não passa ser só da comunidade, mas de Ibirama”, completou Gerhrke.

 

Igreja Martin Luther

Entre os ‘tesouros’ da igreja está o vitral do altar, confeccionado pelo artesão Georg K. Rohde, de Bremen, Alemanha, que foi doado pelo Senado das cidades Hanseáticas livres de Bremen e Hamburgo. Ele contém a seguinte inscrição: “Nahet euch zu Gott zo nahet er sich zu euch”, que significa: Aproximem-se de Deus e ele se aproxima de vocês. Desmontado, foi despachado por navio e chegou ao Porto de São Francisco no final do ano de 1928. Em Ibirama foi fabricada e instalada a armação/janela de ferro para que nela o vitral fosse montado.

 

Conforme a declaração de significância, entregue ao prefeito Poffo, que traz a proposta de tombamento, a Igreja Martin Luther carece de ações de conservação constantes. Ela reúne diversos valores materiais e imateriais, entre eles, valores artísticos e históricos, que se refletem em sua planta, bem como a sua torre única, que nos remete a lembranças de um castelo, demonstrando a religiosidade dos colonizadores. Há indícios de que seja única no Brasil em sua arquitetura.

 

O templo foi construído e continua sendo mantido pela Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Ibirama e seus membros, através de doações espontâneas. Por sua posição geográfica, a igreja carece de manutenção e cuidados constantes, e o valor dessas manutenções vem se tornando cada vez maiores.

 

Inaugurada em 1927 – a igreja levou 12 anos para ser concluída, ao longo dos seus 93 anos de existência, o templo sofreu e continua sofrendo as ações do clima, extremamente úmido na região, o que afeta intensamente a edificação. Além disso, por não ter beiral no telhado, apresenta constantemente infiltrações, o que também danifica portas e janelas.

 

Ela foi reformada, e, em 2016, foi pintada novamente. Porém já se percebia novamente a necessidade de nova intervenção, sendo lavada e pintada em agosto de 2022.


A significância histórica

Em 31 de outubro de 1917 foram comemorados os 400 anos da Reforma Protestante, movimento religioso que aconteceu na Europa, no Século XVI, e do qual se originaram todas as igrejas evangélicas luteranas no mundo. As primeiras cinco famílias que se instalaram em Ibirama, na época chamada Hansa Hammonia, também eram evangélicas luteranas, bem como a grande maioria das que vieram depois.

 

Nesta mesma data, 31 de outubro de 1917, aconteceu o lançamento da pedra fundamental deste novo templo, num culto oficiado pelo Pastor Dr. Paul Aldinger. A construção de fato, só teve início em meados de 1926, pois na época do lançamento da Pedra Fundamental, em 1917, se desenrolava a Primeira Guerra Mundial, o que impossibilitou a captação de recursos, principalmente na Alemanha.

 

Dez anos depois, em 17 de julho de 1927, o Pastor recém-chegado, Wilhelm Brick, celebrava a “Festa da Cumeeira”, e, finalmente, após dois anos e meio de construção, em 12 de maio de 1929, a nova igreja foi consagrada, sendo denominada “Igreja Martin Luther”.

 

Memorial da Reforma Protestante em Santa Catarina

A construção foi concebida para ser o memorial da Reforma Protestante em Santa Catarina, como se pode ler no ”Caderno dos 25 anos de fundação da Comunidade Evangélica de Ibirama”, publicado em maio de 1929, por ocasião da inauguração da igreja:

 

“…A construção recente mais impressionante, contudo, é a nova “Igreja luterana” em Hammonia que, com suas torres e à semelhança de um “castelo forte”, domina a bela paisagem do Vale do Hercílio, como se tivesse surgido da montanha. Vários setores da comunidade já foram solicitados a fornecer ideias para a construção. Disso se deduz que o estilo está sendo amplamente aceito. Dificilmente, porém, esse modo característico de construção será adequado também dentro de outras paisagens. – Por ter sido esta nova obra, de acordo com os planos do nosso venerado diretor da colônia, Sr. José Deeke, construída de modo especial, diferenciado dos estilos normais, houve também gastos exepcionais a ela ligados, com os quais a comunidade jamais poderia ter arcado sozinha. Como, porém, nossa “Igreja Martin Luther” está destinada a ser o monumento da Reforma em Santa Catarina, que deverá expressar a união e comunhão de destino de todos os evangélicos, não houve falta de ajuda voluntária que tivesse fomentado a obra das mais diversas maneiras, tendo sido sua pedra fundamental assentada em 31 de outubro de 1917 pelo Dr. Aldinger, por ocasião da comemoração dos 400 anos da Reforma.” - Tradução Uwe Wegner.

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama

Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Texto e fotos: Marcelo Zemke - Jornal Vale do Norte

Download das fotos em alta resolução
Carregando