Agricultores e empreendedores turísticos de Ibirama realizam visita técnica a São Martinho

08/11/2022 16:23

A Prefeitura de Ibirama, em parceria com a Epagri, Cresol, Sicredi, Viacredi e Sicoob, viabilizou para agricultores e empreendedores turísticos de Ibirama, uma viagem técnica ao município de São Martinho, SC, que foi realizada no último fim de semana.

Com objetivo de estimular a percepção dos visitantes sobre a importância da preservação da natureza e da arquitetura histórica, como também, do turismo rural, o grupo seguiu até a localidade de Vargem do Cedro, localizada a 18 quilômetros da área central, onde existem diversas propriedades agrícolas que investem neste ramo turístico.

Na oportunidade, prestigiaram o Fluss Haus, um dos melhores restaurantes de culinária alemã do Brasil. Em 2019, o empreendimento ganhou o título do ano pelo site mundial de avaliação TripAdvisor, que fornece informações e opiniões de conteúdos relacionados ao turismo.

No local é servido almoço típico e café colonial, com uma variedade de mais de 130 opções em gastronomia alemã, além de disponibilizar ao turista, em sua loja de fábrica, bolachas caseiras artesanais decoradas. “O Fluss Haus era uma propriedade agrícola, que vivia da agricultura familiar, e hoje emprega mais de 150 pessoas, o que mostra que o turismo gera emprego e renda”, explicou o técnico da Epagri, Marcelo Steiner.

Turismo mudou o futuro da cidade

O técnico da Epagri explica que a cidade mudou o destino após os investimentos no setor turístico. “Há cerca de 20 anos, a comunidade de Vargem do Cedro estava envelhecendo e os jovens saindo da localidade em busca de outras oportunidades. Com um projeto de turismo rural construído por meio de uma parceria entre o Poder Público e os moradores locais esta realidade mudou, pois diversas propriedades, além da produção de subsistência, também estão consolidadas no ramo do turismo”, explicou.

São restaurantes, fábricas de bolachas caseiras, pousadas, pesque-pagues, fábricas de bebidas artesanais, entre outros, tudo agregado também ao turismo religioso, pois em 2007 a comunidade recebeu do Vaticano o título de Capital Mundial das Vocações.

“O turismo rural mudou a realidade daquela comunidade, pois além da agricultura, os empreendedores viram uma grande oportunidade de negócio. Ibirama possui característas semelhantes a São Martinho e é possível seguirmos este bom exemplo”, destacou.

O técnico da Epagri explica que Vargem do Cedro recebe, mensalmente, cerca de 18 mil turistas num lugar que possui apenas 600 moradores.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP