Ibirama realiza Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

03/11/2022 10:44

A Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Assistência Social, Conselho Municipal das Crianças e Adolescentes (CMDCA) e Conselho Tutelar, realiza na próxima segunda-feira, 7, às 13h, no Pavilhão de Eventos Manoel Marchetti, a 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente (Conanda) definiu como tema este ano a situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral.

De acordo com a secretária de Assistência Social de Ibirama, Fabiani Soberanski, o objetivo da Conferência é promover ampla mobilização social nas esferas municipal, estadual e nacional para refletir e avaliar os reflexos da pandemia da Covid-19 na vida das crianças, adolescentes e de suas famílias. “Por meio dessa discussão, faremos a construção de propostas de ações e políticas públicas que garantam os seus direitos no contexto pandêmico e pós-pandemia”, afirmou.

As discussões serão baseadas em cinco eixos, sendo o Eixo 1 a promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e póspandemia, no Eixo 2, o enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid-19, no Eixo 3, a ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e após a pandemia, no Eixo 4, a participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico, e por fim, no Eixo 5, a garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e após a pandemia de Covid-19.

O evento é voltado a representantes de escolas e dos Serviços da Política de Assistência Social, como também, comunidade em geral. As inscrições devem ser efetuadas por meio do link (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfw9IByaXr4-d1dqWJ7CzgPgSYdTYfrLGiXMZt_wf8SnjYtHA/viewform?usp=sf_link).

Todas as propostas discutidas nos Eixos serão inclusas em um documento que será encaminhado juntamente com representantes para a Conferência Estadual. “Durante a Conferência Municipal, serão definidos os delegados que representarão Ibirama na Conferência Estadual”, explicou Fabiani.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP