Ibirama recebe Estação Hidrológica da Defesa Civil estadual

20/10/2022 16:04

A Coordenadoria de Defesa Civil de Ibirama recebeu da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, uma Estação Hidrológica para monitoramento do Rio Hercílio. Com o novo equipamento, os dados hidrológicos serão transmitidos de forma online, por meio das redes de telefonia celular.

A coordenadora de Defesa Civil de Ibirama, Daniele Girardi, explica que atualmente os dados são coletados em campo, com o deslocamento de servidores da Defesa Civil até a Praça Lindo Sardagna, localizada na rua Dr. Getúlio Vargas, onde às margens do rio estão instaladas as réguas de telemetria. “Em períodos de gestão de adversidades, o equipamento trará maior comodidade a equipe, pois os dados serão transmitidos online e em tempo real, pois a atualização dos dados ocorre a cada 15 segundos, com armazenação das informações a cada 5 minutos”, explicou.

A instalação do equipamento ficou sob responsabilidade da empresa MKS Sistemas – Automação e Telemetria, vencedora do processo licitatório realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina.

O equipamento, que é alimentado por meio de energia solar, tem como finalidade básica realizar a medida, o armazenamento e a transmissão de dados hidrológicos. O monitoramento do nível do rio é feito por um sensor tipo radar, e da precipitação pluviométrica com pluviômetro de báscula. O equipamento passará por um período de calibração, como também de testes. Posteriormente, a Defesa Civil estadual fará a manutenção preventiva a cada três meses.

Além disso, o equipamento será dotado de uma câmera integrada ao dispositivo, o que permite o registro fotográfico em tempo real da situação do rio, principalmente no que diz respeito a enxurrada, erosão de margens e alagamento do núcleo urbano.

Devido a instalação do equipamento, a previsão é que a Ponte Osvaldo Tadeu Beltramini seria totalmente fechada durante a tarde, porém, foi possível liberar o trânsito em meia pista.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP