Ibirama realiza capacitação para profissionais envolvidos no atendimento de crianças e adolescentes

30/09/2022 10:58

Está sendo realizado nesta sexta-feira, 30, no Pavilhão de Eventos Manoel Marchetti, a segunda reunião ampliada do Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e de Proteção Social de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência do município de Ibirama. O encontro reuniu profissionais de saúde, educação, assistência social e de outras atividades que envolvem o atendimento de crianças e adolescentes.

Adotando como tema o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e Adolescente Vítimas ou Testemunhas de Violências, o Doutor em Direito e Mestre em Serviço Social, Ismael Francisco de Sousa, explanou qual o papel da sociedade e das entidades da sociedade civil organizada na defesa deste público.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Fabiani Soberanski, o objetivo da reunião é orientar estes profissionais sobre os fluxos de atendimento para crianças e adolescentes que são vítimas ou testemunha de casos de violência. “Após a conclusão desses processos, a rede fará a construção de um documento base com a definição desses fluxos evitando que estas crianças sofram a revitimização, sem a necessidade de a criança ter que falar, reiteradamente, das violências que sofre e, principalmente, o trabalho de prevenção para evitar que estas crianças e adolescentes sejam vítimas de violência e aplicar as medidas de proteção quando necessário”, destacou.

A secretária explica que a rede também está em processo de implantação da Escuta Especializada, “que determina um procedimento de entrevista sobre uma possível situação de violência contra criança ou adolescente, no intuito de garantir a proteção e o cuidado da vitima, evitando que ela possa ser revitimizada”, destacou.

Fabiani destacou a capacitação para que os profissionais que atendem estas crianças e adolescentes possam estar aptos a seguir os protocolos de denúncia. “Dessa forma conseguiremos identificar as violências, fazer a acolhida da denúncia e da criança da melhor forma possível e dar o encaminhamento correto para os órgãos responsáveis”.

Posteriormente ao trabalho de capacitação, todos os profissionais envolvidos na rede de atendimento às crianças e adolescentes do município, passarão por orientações individuais, com objetivo de conhecer o fluxo e protocolos de atendimento estipulados para cada profissão.

Também, será realizada uma audiência pública para discussão dos protocolos de atendimento junto a população.

O encontro é promovido pela Secretaria de Assistência Social e Conselho Municipal das Crianças e Adolescentes.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP