Secretaria de Saúde de Ibirama realiza mutirões de Saúde da Mulher

21/09/2022 10:43

Com objetivo de identificar precocemente doenças que podem acometer as mulheres, a Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Saúde, realiza no próximo sábado, 1º de outubro, mais um mutirão da Saúde da Mulher. As mulheres que têm como referência as unidades de saúde dos bairros Ponto Chic, Areado, Anchieta e Centro, podem procurar a UBS Dieter Staudinger, no Centro, para realização dos procedimentos. O atendimento será realizado entre 8h e 17h, sem fechar para o almoço.

De acordo com a enfermeira, Gabriela Romão, serão realizadas coletas de preventivo e testes rápidos para detecção de doenças como HIV, Sífilis e Hepatites B e C. As mulheres interessadas deverão portar documento pessoal de identificação e carteirinha de saúde do bairro. A enfermeira explica, ainda, que para a realização do preventivo as mulheres devem seguir algumas orientações.

Orientações para coleta do preventivo:

- Pelo menos 5 dias sem estar menstruada

- Ficar 2 dias sem relação sexual

- Não usar pomada vaginal

- Não fazer ducha interna

- Não é necessário fazer depilação íntima

Unidade de Saúde do bairro Progresso atendeu 80 pessoas no sábado, 17

No último sábado, 17, o mutirão de Saúde da Mulher foi realizado na Unidade Básica de Saúde do bairro Progresso. Foram realizados 80 atendimentos, entre coletas de colo de útero, popularmente conhecido como preventivo e triagem para Infecções sexualmente transmissíveis.

“Uma situação que nos deixa preocupados, é que aproximadamente 80% das mulheres que coletaram o exame tiveram o último exame coletado há mais de 10 anos, ou não se recordam de quando foi a última coleta”, explicou Gabriela. Durante o mutirão foram solicitadas 25 mamografias, as quais serão fornecidas pela Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a secretária de Saúde de Ibirama, Izabel Petersen, a equipe de saúde do bairro Progresso, em conjunto com os Agentes Comunitários de Saúde, seguem fazendo busca ativa das pessoas que estão em atraso com o exame preventivo, que pode ser coletado sem necessidade de agendamento. “É recomendo que o exame seja coletado a partir do início da vida sexual, e principalmente nas mulheres de faixa etária dos 25 aos 64 anos”, explicou.

Gabriela conta que o mutirão de Saúde da Mulher propicia para a população um horário alternativo para comparecer na unidade de saúde e colocar o exame em dia, além de fortalecer o vínculo com a comunidade. “Este exame é muito importante para a saúde da mulher, pois através dele é possível identificar, precocemente, o câncer de colo do útero”, finalizou.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP