Ibirama avança no combate à violência contra crianças e adolescentes

08/09/2022 14:29

Foi realizado nesta quinta-feira, 8, no plenário da Câmara de Vereadores de Ibirama, a primeira reunião ampliada do Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e de Proteção Social de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência do município de Ibirama. O encontro é promovido pela Secretaria de Assistência Social e Conselho Municipal das Crianças e Adolescentes.

Estiveram reunidos representantes da Secretaria de Educação, como também, de outros órgão do Pode Público, Poder Judiciário, órgãos de segurança pública e representantes do Conselho Tutelar e Conselho Municipal das Crianças e Adolescentes de Ibirama (CMDCA).

Adotando como tema o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e Adolescente Vítimas ou Testemunhas de Violências, o Doutor em Direito e Mestre em Serviço Social, Ismael Francisco de Sousa, explanou qual o papel da sociedade e das entidades da sociedade civil organizada na defesa deste público.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Fabiani Soberanski, o objetivo da reunião é construir um documento base, que defina os fluxos e protocolos de atendimento para as crianças e adolescentes que são vítimas ou testemunha de casos de violência. “Também estamos em processo de implantação da Escuta Especializada, que determina um procedimento de entrevista sobre uma possível situação de violência contra criança ou adolescente, no intuito de garantir a proteção e o cuidado da vitima, evitando que ela possa ser revitimizada”, destacou.

O Prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, destacou a capacitação para que os profissionais que atendem estas crianças e adolescentes possam estar aptos a seguir os protocolos de denúncia. “Dessa forma conseguiremos entender melhor o problema vivido por estas crianças, como também, entender a melhor forma de acolher esta criança e dar o apoio necessário”.

O juiz de Direito da comarca de Ibirama, Jean Everton da Costa, parabenizou o município pela realização deste trabalho, coordenado pela Rede de Proteção às crianças e adolescentes. “É de fundamental importância para evitarmos que estas crianças sofram a revitimização, sem a necessidade de a criança ter que falar, reiteradamente, das violências que sofre e, principalmente, o trabalho de prevenção para evitar que estas crianças e adolescentes sejam vítimas de violência”, afirmou.

Posteriormente ao trabalho de capacitação, todos os profissionais envolvidos na rede de atendimento às crianças e adolescentes do município, passarão por orientações individuais, com objetivo de conhecer o fluxo e protocolos de atendimento estipulados para cada profissão.

Também, será realizada uma audiência pública para discussão dos protocolos de atendimento junto a população.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP