Adventure Truck Brasil reúne 3,4 mil pessoas em Ibirama

29/08/2022 10:05

O fim de semana foi de muitas supresas para os ibiramenses e visitantes que vieram até a cidade. Isto porque as ruas foram tomadas por caminhões off-roads e veículos militares, que além de ostentarem as suas belezas rústicas no Centro de Ibirama, desafiaram trilhas em meio a mata e estradas históricas da cidade.

O sábado, 27, começou nublado, e por volta das 9h, 49 caminhões partiram do Engenho Clube de Campo para um trajeto em direção a localidade do Ribeirão do Coxo. Eles percorreram trilhas abertas em meio a propriedades particulares, como também, seguiram em direção as estradas rurais que levam até a Floresta Nacional de Ibirama, uma unidade de conservação federal de uso sustentável, localizada no bairro Taquaras.

Por volta das 10h, o comboio seguiu em direção ao Centro de Ibirama, onde literalmente parou o trânsito. Enquanto isso, a bandeira do Brasil tremulava, pendurada na maior tirolesa urbana do Brasil. Os caminhões tomaram as duas faixas da Ponte Osvaldo Tadeu Beltramini, enquanto aguardavam a recomposição do comboio.

Posteriormente, os aventureiros se dirigiram a localidade de Rio Sellin, onde atravessaram trilhas desafiadores em meio a propriedades particulares, antes da pausa para o almoço. “Escolhemos este trajeto para valorizar a arquitetura histórica de nossa cidade. Os participantes puderam ver muitas casas centernárias, grande parte delas edificadas com a técnica construtiva enxaimel”, explicou o organizador, Gilmar Jaeger Júnior.

Após o almoço, parte dos integrantes do comboio retornaram ao Engenho Clube de Campo, e outros seguiram a localidade de Palestina, onde percorreram o trecho mais desafiante do percurso. A estrada possui um nível de cerca de 400 metros, com longos e estreitos aclives e declives até o Ribeirão Taquaras. Foi construída como alternativa aos imigrantes que eram transportados em canoas pelo rio Braço do Norte, atual Rio Hercílio. entre 1897 e 1899 tornou-se a primeira estrada carroçável entre a localidade de Subida e a colônia Hansa-Hammonia, atual Ibirama.

De acordo com presidente do ATB, Rodrigo Cotrim, mais conhecido como Bêba, o evento em Ibirama proporcionou uma nova experiência aos participantes. “A gente não está acostumado com esta vegetação, com este cenário diferenciado. Estamos todos muito contentes e até então, o passeio está perfeito. Já estamos ansiosos pra voltar no ano que vem”, comemourou.

O presidente do Engenho Clube de Campo, Andreas Reblin, afirmou que o evento foi um sucesso. “Precisamos agradecer a todos os patrocinadores e também a Prefeitura, que deu suporte na infraestrutura do evento. Ibirama recebeu visitantes de todo país, que saíram maravilhados com as belezas naturais da nossa cidade. Com certeza o Adventure Truck Brasil colocou Ibirama, definitivamente, no mapa dos grandes eventos off-roads do Brasil”, explicou.

A diretoria do Engenho Clube de Campo confirma mais uma edição do Adventure Truck Brasil para agosto de 2023, incluindo Ibirama no calendário anual do ATB. “Nossa expectativa para o ano que vem é que tenhamos um aumento de participantes, somando entre 70 e 80 caminhões”, destacou Gilmar Jaeger Júnior.

O Adventure Truck Brasil foi organizado pelo Engenho Clube de Campo de Ibirama e ATB, com apoio da Prefeitura de Ibirama e Adventure Truck Brasil.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Nata Giacomozzi