(47) 3357 8500

Sábado é Dia D de vacinação contra Poliomielite

17/08/2022 10:23

Atenção papais, mamães ou responsáveis. Neste sábado, 20, as Salas de Vacinas das Unidades Básicas de Saúde do Centro, bairro São Miguel e Distrito de Dalbérgia, estarão abertas entre 8h e 17h, sem fechar para o almoço, para vacinação contra a Poliomielite. O público-alvo são crianças com idade a partir de um ano completo, até quatro anos, 11 meses e 29 dias.

 

O horário diferenciado de atendimento também será uma oportunidade para todos colocarem a Carteira de Vacinação em dia. A multivacinação imunizará crianças e adolescentes com idade entre um ano e 14 anos, 11 meses e 29 dias.

 

As vacinas são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

 

Estarão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

A ação faz parte da Campanha Nacional de Vacinação, realizada pelo Ministério da Saúde. A mobilização nacional teve início no dia 8 de agosto e se encerra no dia 9 de setembro.

 

O objetivo da campanha é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite na faixa etária de 1 a menores de 5 anos de idade, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e melhorar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.


 

Vacinação contra Covid-19

As campanhas de vacinação vão coincidir com a imunização contra a Covid-19 em andamento. As vacinas Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de três anos de idade.

 

A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. A mobilização nacional é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde e é realizada com sucesso desde 1980.

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Agência Brasil

Download das fotos em alta resolução
Carregando