Ibirama realiza mais um A Gosto da Leitura e Feira do Livro de Ibirama

16/08/2022 13:43

Pronto para embarcar em mais um A Gosto da Leitura? A Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, realiza entre os dias 24 e 26 de agosto, a 4ª edição do A Gosto da Leitura e 5ª edição da Feira do Livro de Ibirama. O tema do evento deste ano são os Carros, seguindo a tradição nostálgica dos modais de transportes aliados aos conceitos históricos.

De acordo com o Diretor de Eventos, Grégory Kietzer, os espaços serão divididos em Rotas, como a Rota da Exposição, da Imaginação e da História, entre outras. “Nada mais representa nossa história que a evolução dos veículos, portanto, para este ano resolvemos adotar este tema voltado à crianças, adolescentes, universitários, educadores, idosos, enfim, atrações para todas as idades”, afirmou.

Exposição de maquetes em técnica construtiva enxaimel

Um dos diferenciais do evento é um mergulho na arquitetura histórica, por meio de uma Exposição de Maquetes Enxaimel, que usam como inspiração edificações construídas com base na técnica construtiva enxaimel.

A exposição vem de Blumenau, pelas mãos de Max Diel Volles, um entusiasta desta arte. São maquetes de casas históricas de Blumenau, cortadas a laser, que demonstram a composição da estrutura. “Os objetos estão em escala de 40:1 e 55:1, sendo que algumas cabem até na palma da mão”, explicou Kietzer.

O projeto “Maquetes Enxaimel” estará em exposição nos três dias da feira. Esta é uma técnica construtiva que usa estrutura de madeiras encaixadas e que depois de erguida tem seus vãos preenchidos com tijolos ou taipa. “As maquetes são impressionantes pela fidelidade e complexidade como foram feitas e permitem ao público comparar os tamanhos das construções históricas da cidade de Blumenau”, explicou o artista.

A programação ainda não está completa, mas será recheada de contação de histórias, oficina de música, jogos teatrais, exposição e comercialização de livros.

O A Gosto da Cultura e a Feira do Livro de Ibirama são uma realização da Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, com apoio da Viacredi Alto Vale, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ibirama, Academia de Letras do Brasil – Seccional Ibirama e Colégio Hamônia.

Programação do A Gosto da Leitura – Feira do Livro de Ibirama

Quarta - 24 agosto

13h30min - Abertura da Feira do Livro para visitação

13h30min - Oficina de Dança Folclórica

14h - Roda de conversa com o Prefeito de Ibirama, Adriano Poffo

15h - Oficina de Dança Folclórica

15h30min - Roda de Conversa com o Prefeito de Ibirama, Adriano Poffo

19h30min - Lançamento do Livro: “De Hammonia a Ibirama: retratos de uma história”. Da ALBSC – Seccional Ibirama

Quinta - 25 de agosto

7h30min - Yoga Contada

8h - Abertura da Feira para visitação

8h - Workshop – Escolhendo minha profissão

8h15min - Yoga Contada

9h - Teatro FURB – Espetáculo de Rua – Grupo Phoenix

9h15min - Roda de Conversa – Ibirama 125 anos em fotos

9h30min - Contação de História FURB – Cocô de Passarinho

9h45min - Oficina de Danças Urbanas

10h15min - Roda de Conversa – Vou me formar e agora?

10h30min - O Velho Lobo do Mar -Trip Teatro

10h30min - Contação de História – Cocô de Passarinho

13h15min - O Velho Lobo do Mar – Trip Teatro

13h30min - Oficina de Danças Urbanas