Ibiramenses impedem trabalho de recenseadores

15/08/2022 09:37

A Coordenadora Censitária de Subárea, Valdenice Nicolau de Andrade, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Ibirama, explica que alguns recenseadores estão com problemas para fazer a coleta de dados, devido a negação de alguns moradores. Ela lembra que “a equipe visitará todos os lares, coletando informações que serão muito relevantes para o futuro do país. Não deixaremos ninguém para trás, mas para isso contamos muito com o apoio da cidadã e do cidadão. Recebam o IBGE de portas abertas!”

Valdenice lembra que, conforme a Lei Federal 5.534, de 14 de novembro de 1968 os cidadãos são obrigatórios a repassar informações aos agentes censitários. “Tôda pessoa natural ou jurídica de direito público ou de direito privado que esteja sob a jurisdição da lei brasileira é obrigada a prestar as informações solicitadas pela Fundação IBGE para a execução do Plano Nacional de Estatística”, diz a lei.

O Censo brasileiro é uma das maiores operações censitárias do mundo. Em torno de 183 mil recenseadores irão de porta em porta em todos os 5.570 municípios do país. Ao todo, são 452.246 setores censitários urbanos e rurais, 5.972 localidades quilombolas, 632 terras indígenas, 11.400 aglomerador subnormais e 5.494 grupamentos indígenas.

Programado para ser realizado inicialmente em 2020, mas adiado devido à pandemia, e em 2021 por questões orçamentárias, o Censo 2022 marca 150 anos do primeiro recenseamento feito no país. O diretor de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, explica que além de identificar a população por sexo e idade, o Censo hoje traz um questionário robusto, que segue rigorosamente as recomendações da ONU. “A ONU tem um conjunto de perguntas recomendadas para todos os países. Nós estamos seguindo isso e ainda acrescentando informações que são importantes para acompanhar a realidade brasileira”.

Cimar destaca ainda que este é o primeiro Censo totalmente digital, da coleta à transmissão, acompanhamento, armazenamento e processamento dos dados. “As informações estão totalmente protegidas”, garante.

Para o diretor de Geociências do IBGE, Claudio Stenner, o Censo é a verdadeira celebração da integração entre a informação estatística e geográfica. “É só no Censo que a gente consegue fazer a articulação de três escalas de características: do entorno onde os domicílios estão localizados, dos domicílios em si e das pessoas que vivem nesses domicílios. Então, essa é a única pesquisa em que a gente consegue mostrar a diversidade de situações que existem nas cidades e ter um cenário muito mais completo e integrado do território brasileiro e sua população”, avalia.

Recenseadores estarão uniformizados e podem ser identificados pela internet ou telefone

Os recenseadores estarão sempre uniformizados, com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o DMC. Além disso, é possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site, ou pelo telefone 0800 721 8181. Ambos constam no crachá do entrevistador, que também traz um QR code que leva à área de identificação no site. Para realizar a confirmação, o cidadão deve fornecer o nome, matrícula ou CPF do recenseador.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Tânia Rego - Agência Brasil