(47) 3357 8500

Imunização com a vacina BCG para recém-nascidos de Ibirama deve ser agendada

11/08/2022 11:01

A Secretaria de Saúde de Ibirama informa que devido a falta de insumos para produção nacional da vacina BCG, a imunização de crianças recém-nascidas, deve ser agendada previamente por meio do aplicativo de mensagens Whatsapp ou presencialmente.

 

A equipe técnica de vacinadores, responsáveis pela Sala de Vacinas da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dieter Staudinger, no Centro, explica que quaisquer dúvidas relacionadas a vacinação, podem ser esclarecidas pelos usuários que têm como referência esta unidade, por meio do número 98842-3613. “Importante frisar que este contato estará disponível a partir do dia 15 de agosto. Os ibiramenses que têm como referência outras salas de vacinas, podem entrar em contato direto com a unidade de saúde de cada bairro. Utilizamos esta ferramenta para facilitar o contato do cidadão, porém, as dúvidas também podem ser esclarecidas presencialmente”, destacou.

 

Os ibiramenses que têm como referência as UBSs do bairro São Miguel (Whatsapp: 98816-9938) e do Distrito de Dalbérgia (Whatsapp: 98821-4641), podem entrar em contato pelos números das respectivas unidades de saúde.


O que é a BCG?

A vacina Bacilo de Calmette e Guéri (BCG) é indicada para prevenir as formas graves de Tuberculose (Miliar e Meníngea). Possui esquema de vacinação em dose única, o mais precocemente possível, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento, ainda na maternidade.


Na rotina, a vacina é destinada a crianças recém-nascidas. O imunizante é apresentado sob a forma liofilizada em ampola multidose acompanhada da ampola do diluente específico.

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Marcelo Camargo - Agência Brasil

Download das fotos em alta resolução
Carregando