Em Ibirama, consulta de viabilidade on-line dá agilidade e transparência ao cidadão

08/08/2022 10:02

Inicia hoje o período de testes e ajustes, onde a Prefeitura de Ibirama, por meio do Departamento de Planejamento, implantou a consulta de Viabilidade de Construção, Reformas, Demolições e Ampliações de Edificações On-line, que permite que todos os processos sejam feitos via protocolo on-line e de maneira gratuita, tornando o atendimento muito mais prático e transparente, nos mais diversos setores, onde tramitam a consulta de viabilidade de projetos.

De acordo com o prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, o processo informatizado e on-line trará benefícios tanto as pessoas que procuram o serviço de protocolo na Prefeitura, como aos funcionários do setor. “A implantação deste novo sistema permite que as solicitações cheguem com mais rapidez aos técnicos, como também, possibilita uma resposta mais ágil e prática. A partir de hoje, então, as consultas deverão ser realizadas apenas de forma online”, destacou.

Passo-a-passo
Para fazer a consulta, o cidadão deverá acessar o link https://ibirama.atende.net/autoatendimento/servicos/e-consulta-de-viabilidade-construcao. De acordo com a engenheira do Departamento de Planejamento, Daiani Franciély Andreani Wilhelm, o uso da ferramenta online é bastante intuitiva. “Basta a pessoa fazer um cadastro, com os números dos documentos pessoais, no caso das pessoas que ainda não estejam cadastradas, e incluir as informações solicitadas”, destacou.

O usuário precisará ter em mãos a matricula atualizada e digitalizada, a coordenada geográfica exata e um croqui do imóvel em questão. “Este croqui pode ser simples, apontando as características básicas do imóvel”, comentou.

O objetivo é que nos próximos dias sejam liberadas outras funcionalidades por meio do sistema, como loteamentos, demembramentos, desdobros, entre outros. Também, as análises prévias de projetos passarão a ser realizadas de maneira online.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP