Luana Pereira Schneider volta a representar Ibirama no JASC

03/08/2022 15:14

A atleta, Luana Pereira Schneider, volta a representar Ibirama nas competições de atletismo, com metas ambiciosas. A expectativa é alcançar o pódio nos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) 2022, que serão realizados entre 17 e 26 de novembro, em Rio do Sul, SC.

Ela conta que seu primeiro contato com o atletismo foi aos 10 anos, em uma competição entre escolas. Com 14 anos iniciou os treinos de rendimento, com supervisão do professor Jimenes Reiner. “No mesmo ano alcancei o título de vice-campeã estadual, a primeira grande vitória de minha carreira como atleta”, revelou.

O vice-campeonato foi o início de uma carreira vitoriosa. Entre os anos de 2009 e 2012, Luana foi campeã da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), e bicampeã dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina.

No JASC, alcançou prata e bronze em 2009, bronze em 2010, ouro em 2011 e ouro e bronze em 2012. “Foram anos de dedicação e muito treino para alcançar estas conquistas. Agora, volto a representar Ibirama com toda a determinação, com objetivo de resgatar e honrar minhas origens”, comemorou.

Luana representou várias cidades de Santa Catarina

O potencial como atleta de rendimento fez com que entre os anos de 2013 e 2021, a atleta conquistasse outras 13 medalhas no JASC, representando os municípios de Brusque, São José, Rio do Sul e Blumenau.

Ao recordar seus 18 anos de atletismo, Luana agradeceu o apoio do empresário e ex-prefeito de Ibirama, Genésio Ayres Marchetti, seu principal patrocinador. “No ano de 2020, ainda em vida, ele fez o pedido para que eu voltasse a representar Ibirama. Naquele ano até fechamos um acordo, porém, com a pandemia, o ano esportivo acabou sendo cancelado. Após isso, engravidei, tive minha filha, e infelizmente, o Sr. Ayres veio a falecer!”, lamentou.

Com o retorno à vida esportiva em 2022, surgiu o desejo de Luana colocar a bandeira ibiramense no peito novamente. “Junto a este desejo, fiz o convite ao meu primeiro treinador, Jimenis, para que me acompanhasse nessa competição para coroarmos todo o trabalho realizado durante sete anos, que foram de extrema importância em minha carreira, “destacou.

Luana compete nas modalidades de salto em distância e salto triplo, e representará Ibirama nos JASC 2022.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Arquivo pessoal - Luana Pereira Schneider