PANC´s integram cardápio da alimentação escolar de Ibirama

27/07/2022 10:07

Beldroega, Capuchinha, Ora-pro-nóbis, Tanchagem, Rama de Cenoura e Açafrão. Muitos sequer ouviram falar destas plantas, porém, são ingredientes nutritivos que estão sendo inseridos no cardápio da alimentação escolar de Ibirama. Conhecidos pela sigla PANC´s, são Plantas Alimentícias Não-Convencionais, as quais viraram tema do Curso de Formação sobre Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, ofertado pela Epagri e Prefeitura de Ibirama, para merendeiras e nutricionistas da Secretaria de Educação de Ibirama.

O curso foi realizado nos dias 19 e 20 de julho, no Centro de Treinamento da Epagri de Itajaí (Cetrei), e teve como objetivo repassar informações sobre estas plantas às merendeiras, para que os novos ingredientes possam enriquecer o cardápio da alimentação escolar com mais nutrientes.

De acordo com a nutricionista, Natália da Silva, está em implantação na Escola Municipal Verônica Keil a primeira horta com PANC´s da rede municipal de ensino. “Já utilizamos no cardápio de alimentação escolar a Ora pro nóbis, tanto a folha quanto a farinha, Açafrão, Capuchinha e a Rama de Cenoura. São alimentos ricos em nutrientes e que permitem alternativas de cardápio”, destacou.

A nutricionista, Fabiana Radloff Christóvão, explica que as plantas são alimentos da sociobiodiversidade brasileira e atendem as normas estipuladas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A intenção da Secretaria de Educação é ampliar o número de hortas escolares com processo de compostagem, tanto das PANC´s, quanto de outros alimentos comuns. A secretária de Educação, Marilene Collet Krause, explica que esta é uma forma de proporcionar as crianças o contato direto com a produção alimentar. “Ao observar o processo de plantio, entender a importância da compostagem e os cuidados com a terra, faremos com que as crianças tenham respeito pelo alimento que é consumido diariamente”, argumentou.

Capacitação ofertada pela Amavi

Enquanto parte das merendeiras e nutrionistas conheciam as PANC´s, outras servidoras estiveram na Unidavi, participando da formação ofertada por meio da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi), sob coordenação do Curso de Nutrição da universidade.

O encontro, realizado no dia 21 de julho, reuniu as servidoras com o propósito de ressaltar a importância das boas práticas ao manipular os alimentos, repassar informações sobre a Resolução n° 06/2020, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), como também, sobre a Resolução 216/2004 que traz no regulamento as boas práticas para serviços de alimentação.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Secretaria de Educação