Recesso escolar é período para formação de professores em Ibirama

25/07/2022 12:41

O recesso escolar é sinônimo de descanso e férias para os estudantes, porém, para o corpo docente da rede municipal de ensino de Ibirama o período é de Formação Continuada. O Programa beneficiou cerca de 130 professores do Ensino Fundamental, entre os dias 18 e 22 de julho.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Ibirama, Flávia Milena Howe Fachini, os professores estiveram reunidos com o objetivo de ampliar e compartilhar conhecimentos relacionados a pedagogia. “Este é o momento de observar, rever e se necessário, redirecionar as propostas de trabalho de atendimento aos estudantes, sempre com objetivo de ofertar um ensino de qualidade”, destacou.

Entre os temas trabalhados, o professor e historiador, Cleandro Boeira, abordou o resgate histórico do estado de Santa Catarina. Também, foram discutidas pautas relativas a Educação Alimentar e a Escuta Especializada. “São dinâmicas que oportunizam o conhecimento profissional e o desenvolvimento humano de professores, que desde o início da pandemia vêm se reinventando frente às novas demandas e rotinas de trabalho”, destacou Flávia.

O Programa de Formação Continuada também contemplou o seminário de práticas de alfabetização e letramento do Núcleo de Alfabetizadores, implantado no município este ano. “Foi um momento de troca e ampliação de conhecimentos voltados a este período fundamental no processo da aquisição da habilidade de ler e escrever que quando com sucesso, promove o bom desempenho do estudante ao longo de toda sua formação”, frisou a coordenadora Pedagógica.

O tema Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva foi trabalhado pela professora Mestre, Eliane Costa Kretzke, que trouxe mais clareza sobre a legislação, comportamentos e possíveis práticas para estudantes com deficiências presentes nas unidades de ensino.

A professora, Rivana Rossemann, avaliou como positivo e produtivo o período proporcionado pelo Programa de Formação Continuada. “Acredito que a formação continuada é de suma importância, pois é um espaço para que possamos esclarecer dúvidas e refletir sobre nossa didática. O educador deve estar sempre em busca de uma formação contínua, bem como a evolução de suas competências a fim de contribuir no seu campo de trabalho”, finalizou.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Secretaria de Educação de Ibirama