(47) 3357 8500

Festa do Agricultor de Ibirama terá apresentação de novas tecnologias de cultivo

25/07/2022 09:08

Zangão. Esta é a tradução literal para a língua portuguesa da palavra drone, tecnologia que vai ganhando cada vez mais espaço no mundo agro. E neste dia 30 de julho, durante a programação da Festa do Agricultor de Ibirama, haverá apresentação sobre o uso de drone para aplicação de insumos e defensivos agrícolas no cultivo de lavouras.

 

O equipamento foi adquirido pelo valor de R$ 220 mil, pelo produtor de fumo e milho, da localidade de Rafael Alto, em Ibirama, com objetivo de ampliar a produção e reduzir custos de manejo. O equipamento é utilizado para a pulverização de defensivos, como herbicida, fugicida, inseticida e até mesmo adubação de qualquer tipo de cultivo.

 

Segundo o proprietário, Guilherme Harnisch, a aplicação tratorizada, por meio terrestre, acaba ocasionando uma perda de produção devido ao amassamento da terra e perda de plantas. “Com o uso do drone, no cultivo de milho e soja por exemplo, a expectativa de aumento de produção é de seis a oito sacas por hectar, sem causar nenhum tipo de prejuízo ao solo ou as plantas”, explicou.

 

Harnisch conta que o uso do equipamento também promove melhor qualidade de vida ao produtor rural, que tem menor contato com o defensivo. “Mesmo com o uso de EPIs, a gente sempre acaba tendo algum tipo de contato com o produto. Com o drone, não, pois conseguimos trabalhar com um bom distanciamento do equipamento”, explicou.

 

O produtor conta também que está a disposição de outros agricultores para locação do equipamento para serviços de pulverização de insumos e defensivos agrícolas.

 

Programação:

10h – Tratoraço (com sorteio de brindes)

11h30min – Apresentação de Cleide Gaiteira

12h – Almoço (Gratuito ao agricultor de Ibirama que deve retirar os ingressos no Departamento de Agricultura. Mas, todos os ibiramenses podem ir almoçar, com cartão ao valor de R$ 25. Crianças com idade entre 7 e 12 têm desconto de 50%. Menores de 6 anos não pagam)

13h30min – Show de humor com as Irmãs Coisaradas

14h15min – Die Säger Baum – Competições típicas germânicas

15h30min – Apresentação Banda D’Fiebes

* Haverá parque inflável gratuito

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Arquivo pessoal

 

Download das fotos em alta resolução
Carregando