Direitos e deveres dos adolescentes são debatidos em palestra na EEB Eliseu Guilherme

07/07/2022 13:24

Com objetivo de prevenir a incidência de atos infracionais e proporcionar aos adolescentes reflexões sobre direitos e deveres, a psicóloga, Josiane Bosse e a assistente social, Elaine Cristina da Silva, que integram a equipe técnica de Proteção Social Especial, da Secretaria de Assistência Social de Ibirama, promoveu uma ação na terça-feira, 5, na Escola de Educação Básica Eliseu Guilherme.

A ação teve como objetivo orientar adolescentes que estudam entre os 6º e 9º anos, sobre atos infracionais e medidas socioeducativas estabelecidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A secretária de Assistência Social de Ibirama, Fabiani Soberanski, explica que iniciativas como estas podem minimizar problemas de convívio social e evitar problemas que já presenciamos em nossa cidade em algumas situações. “Os adolescentes precisam conhecer suas responsabilidades e o poder público precisa oportunizar a eles este conhecimento. Por isso, quero parabenizar a equipe técnica pelo excelente trabalho que vem sendo desenvolvido”, destacou.

Segundo Josiane, “é preciso entender os adolescentes como pessoas em situação peculiar de desenvolvimento e que ele são sujeitos a direitos e responsabilidades, conforme a Constituição Federal e o ECA. É dever da família, do Estado e da sociedade garantir seus direitos e oportunizar caminhos para que eles possam se desenvolver plenamente e fazer parte da coletividade. Devemos, enquanto sociedade, fornecer condições sociais adequadas à consecução de todos os direitos e proporcionar oportunidades para que eles escolham um caminho melhor do que a prática do ato infracional”.

Elaine complementa que “é preciso descontruir a estigmatização social de que os adolescentes podem fazer tudo o que querem, compreendendo que a medida socioeducativa não é uma pena como as atribuídas aos crimes para os adultos e sim uma oportunidade de reflexão, aprendizado e mudanças para a vida e os atos dos adolescentes que cometem ato infracional”.

Durante a ação os adolescentes foram instigados a falar e a refletir sobre as condutas previstas em lei para o convívio em sociedade, bem como a importância de desenvolver um projeto de vida.

A ação contemplou 285 alunos, no período matutino e 187 alunos, no período vespertino.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP