(47) 3357 8500

Castração e microchipagem são metas para o bem-estar animal em Ibirama

30/06/2022 09:48

A Prefeitura de Ibirama protocolou na Câmara de Vereadores do município, o Projeto de Lei para criação do Conselho Municipal de Bem-estar Animal de Ibirama, que terá como objetivo auxiliar o município na implantação de políticas públicas voltadas à causa animal. A criação do conselho é a décima etapa de um trabalho que vem sendo realizado, por meio de uma parceria entre as Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Saúde e Assistência Social.

 

De acordo com a veterinária do Departamento Veterinário, Mariana Bertoldi Vince, este amplo estudo é necessário para que se conheça a realidade do município objetivando a criação de políticas públicas mais assertivas. “Cada município possui uma realidade, quando se trata da causa animal. Fomos em busca de bons exemplos para que possamos aplicá-los, respaldados por uma legislação eficaz e que possa minimizar os problemas de abandonos e maus-tratos enfrentados por municípios”, destacou.

 

Na tarde de terça-feira, 28, a veterinária esteve reunida com os Agentes Comunitários de Saúde de Ibirama, onde foram apresentados os números oriundos do levantamento de dados feito pelas próprias servidoras, que em 2021, fizeram uma pesquisa junto às famílias de baixa renda, cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico), do Governo Federal. “Antes de iniciar o levantamento de dados elas passaram por uma capacitação com um especialista da causa animal que repassou orientações relativas à abordagem dessas famílias. Com estes cadastros em mãos, o município poderá direcionar recursos públicos para o trabalho de esterilização dos animais das famílias que não têm condição de pagar por este procedimento”, explicou.

 

Foram entrevistadas 104 pessoas, de famílias de baixa renda, sendo que 100 possuem animais de extimação, com uma média de 3,2 animais por residência.

 

Visita ao Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos

Quando se trata de causa animal, em meio à população surge a demanda da criação de um canil municipal. Com objetivo de conhecer uma estrutura semelhante, servidores do Departamento Veterinário e da Vigilância Sanitária do município foram até Blumenau, conhecer o funcionamento do Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos.

 

O veterinário de Ibirama, Fernando Krambeck, conta que a implantação de um canil municipal não é a solução para a qualidade de vida dos animais. “Mesmo com todo o investimento realizado pelo município de Blumenau, percebemos que esta não é a solução para o problema. São animais que não são adotados e vivem por anos neste local, com as limitações impostas pela estrutura. Além disso, com a criação desse espaço aumenta, consideravelmente, os casos de abandono, o que não é n osso objetivo”, destacou.

 

A etapa posterior, realizada no início do segundo semestre de 2021, foi a realização de uma reunião entre servidores públicos de Ibirama, representantes da organização não governamental (ONG) Quem Ama Castra e o médico veterinário Edgar Cardoso, que é professor de medicina veterinária na FURB, Mestre em Saúde Coletiva e proprietário da Clínica Veterinária Vira-Lata, em Indaial. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Anderson Fozina Krüger, a reunião, que foi realizada de maneira voluntária pelo profissional, que contou um pouco de sua experiência na causa animal. “A partir desta conversa, direcionamos as orientações do médico veterinário às ACSs, que são um elo do poder público com as famílias. Após esta palestra, estas servidoras fizeram o levantamento de dados, o que permitiu ao município avançar na criação de políticas públicas para a causa animal”, destacou.

 

Trabalho de orientação nas escolas

Por acreditar que o mundo irá melhorar a partir da educação, um amplo trabalho vem sendo realizado entre o Departamento Veterinário e a Secretaria de Educação. No segundo semestre de 2021 foi desenvolvido um Álbum de Figurinhas com o título: Uma cidade que respeita, com orientações sobre os cuidados que devem ser adotados com animais de extimação, como também, animais de grande porte da produção pecuária. Inclusive, na capa do álbum foi colocada uma foto do Negão, um cachorro comunitário que vive na área central de Ibirama.

 

O trabalho vem sendo complementado com palestras realizadas pelos veterinários do município aos alunos dos 4º anos da rede de ensino de Ibirama. “Além das orientações distribuímos um material gráfico que utilizamos de forma lúdica junto às crianças, que aprendem, desde pequenas, sobre o respeito que todos devemos ter em relação aos animais”, destacou Fernando.

 

Além disso, Mariana participou de um evento estadual, em Curitibanos, que teve como tema: Manejo Populacional de Animais Domésticos, Controle de Zoonoses, Educação Humanitária e Bem-estar Animal. A veterinária também integra uma equipe de trabalho da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajai (Ammvi), que se reúne mensalmente para debater temas relativos causa animal.

 

Próximas etapas

Após a criação do conselho, o município repassará, mensalmente, um valor para o trabalho de esterilização de animais, priorizando os que estão em situação de rua e os de familias de baixa renda. Outro trabalho, que deverá ser realizado no futuro, é o de chipagem e identificação dos animais, para que o os órgãos fiscalizadores tenham condições de punir os tutores de animais que sofrem de abandono e maus-tratos.

 

De acordo com o prefeito, Adriano Poffo, toda política pública precisa ser construída com responsabilidade. “A causa animal também é uma causa de saúde pública. É dever do poder público desenvolver políticas públicas voltadas à esta área, mas, precisamos fazer isso com responsabilidade e conhecimento, para que possamos ser assertivos e minimizar estes problemas“, finalizou.

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Arquivo Departamento Veterinário

Download das fotos em alta resolução
Carregando