Presidência da APAE de Ibirama assina contrato para a construção de nova sede

24/06/2022 13:17

A boa notícia veio durante a semana, pelas redes sociais do prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, que anunciou a liberação de R$ 3.998.617,32, por parte do Governo de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Educação Especial, para construção da nova sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ibirama.

O ato de assinatura do contrato com a empresa responsável pela execução da obra, ocorreu nesta sexta-feira, 24, no gabinete do Centro Administrativo Ivo Muller, em Ibirama, e contou com a presença de Poffo, do vice-prefeito, Jucélio de Andrade, do deputado estadual, Jerry Comper, do presidente da entidade, Sérgio Possamai e da diretora, Raquel Kunzer Przygoda.

Segundo a diretora, o novo espaço proporcionará diversas melhorias aos alunos, como acessibilidade, maior espaço físico para o desenvolvimento de projetos e melhor qualidade no atendimento. “Com uma estrutura maior poderemos desenvolver novos projetos e ampliar as formas de atendimento às pessoas com deficiência ou com necessidades especiais. Na atual sede temos muitas coisas improvisadas, sendo que o novo espaço proporcionará mais conforto, pois tudo será adaptado”, comemorou.

O diretor da entidade, Sérgio Possamai, explica que o terreno onde será construída a nova sede possui 33.464 metros quadrados de área, e é considerado o maior terreno em relação a todas as APAES de Santa Catarina. “Sem dúvida nossa sede será uma referência para todas as APAES de Santa Catarina. Temos um projeto arrojado que contemplará diversas atividades e que irão impactar diretamente na vida dos nossos alunos. Resta agradecer, a nossa maravilhosa equipe e também, às nossas lideranças políticas que foram fundamentais na liberação destes recursos”, comemorou.

Terreno foi doado pela Prefeitura de Ibirama

Apesar de doado em 2016, a referência do terreno foi possível após a aprovação do Projeto de Lei do Executivo nº 3.338, de 29 de agosto de 2018, pela Câmara de Vereadores de Ibirama. O prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, também comemorou a conquista e agradeceu aos envolvidos em todo o processo. “Quero destacar o trabalho do presidente da APAE, Sérgio Possamai, um lutador incansável. Também, agradecer nosso deputado, Jerry Comper, que colocou este projeto embaixo do braço e foi em busca do recurso. Por meio do seu empenho e dedicação por Ibirama, é que conseguimos junto ao governador do Estado, Carlos Moisés, este valor, o qual também faço meus agradecimentos”, relatou.

A APAE conta com uma equipe multidisciplinar de atendimento clínico, pedagógico e administrativo. A prefeitura cede o atual espaço utilizado pela entidade, como também, transporte escolar gratuito.

Atualmente a instituição atende 134 educandos, com faixas etárias de 0 a 59 anos, divididos em 12 turmas, destacou a diretora, Raquel Kunzer Przygoda.

Entre os principais projetos que se destacam, esta o Prevenir - Projeto de Prevenção as Deficiências, que é realizado pela APAE em parceria com os órgãos públicos e privados do município de Ibirama, afim de destacar o Agosto Laranja, alusivo ao mês da prevenção.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP