Ibirama realiza 3ª Caminhada Internacional na Natureza e 18º Wandertag no Rafael Baixo

13/06/2022 11:47

A Prefeitura de Ibirama, por meio do Departamento de Cultura e Turismo e comunidade da localidade de Rafael Baixo, realiza no próximo dia 3 de julho, a 3ª Caminhada Internacional na Natureza e 18º Wandertag. O evento será realizado no Centro Comunitário do Rafael Baixo. Será servido café da manhã rural, com custo de R$ 15, e também almoço, ao valor de R$ 35, sendo que o lucro será revertido para a comunidade.

O credenciamento dos participantes será realizado às 7h30min, e a caminhada inicia às 8h45min. O trajeto será de cerca de 10,5 km, e poderá ser realizado a pé, ou de bicicleta. Para matar a sede dos participantes, eles serão acompanhados pela “Bierwagen”, que além de um chope geladinho, também comercializará água.

De acordo com o diretor de Turismo, Norberto Weinrich, o Neco, um dos diferenciais da caminhada é o resgate das culturas tradicionais dos imigrantes ibiramenses. “Por isso a gente sempre pede que quem puder comparecer trajado, ou com algum adereço típico da cultura alemã ou italiana, venha. É um brilho a mais neste evento que mistura alegria, saúde, cultura e tradição”, frisou.

O trajeto é formado por belíssimas paisagens rurais, arquitetura enxaimel, trilhas e estradas de roça. “Ibirama receberá visitantes de diversas cidades de Santa Catarina e também de outros estados. Ao organizar este tipo de evento cultural e turístico, atraímos visitantes de outras cidades e estados para estimular nossa população a empreender no setor”, afirmou.

O evento ainda conta com o apoio da Federação Internacional dos Esportes Populares (Internacionaler Volksporter Verbunder), Anda Brasil, Ecobooking e Caminhos do Alto Vale.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Arquivo Departamento de Turismo