Prefeitura de Ibirama realiza ação de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

18/05/2022 15:43

A Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação e Conselho Tutelar, realiza no próximo sábado, 21, uma panfletagem no Centro da cidade, voltada ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado em 18 de maio. O objetivo é orientar a população sobre os tipos de violências, como também, evidenciar os canais de denúncia.

De acordo com a secretária de Assistência Social e Habitação, Fabiani Soberanski, Ibirama é uma cidade que sofre com este problema e é fundamental que as pessoas conheçam estas formas de denunciar. “Este tipo de violência pode ocorrer dentro de casa, no meio familiar, nas escolas, em diversos lugares. Precisamos da ajuda da população para que estes casos sejam denunciados aos órgãos competentes, pois estas crianças precisam ser acolhidas e os criminosos punidos”, explicou.

Segundo dados levantados pelo Conselho Tutelar de Ibirama, somente no primeiro trimestre, foram realizados 18 atendimentos de violência psicológica ou suspeita de abuso sexual. As denúncias podem ser feitas por meio do Disque 100, com ligação gratuita e anônima de qualquer parte do Brasil, ou os números do Conselho Tutelar de Ibirama, o (47) 3357-8519 ou o número de plantão, o (47) 98804-4653.

Quais os tipos de violência

Entre as formas mais recorrentes, estão a violência, abuso e exploração sexual. A violência sexual é entendida como qualquer conduta que constranja a criança ou adolescente a praticar ou presenciar atos libidinosos, inclusive, com a exposição do corpo em foto ou vídeo, por meio eletrônico ou não.

O abuso sexual consiste na ação onde a criança ou adolescente é submetida à fins sexuais, seja de modo presencial ou por meio eletrônico para estimulação sexual de terceiros.

A exploração sexual é entendida como uso da criança ou adolescente em atividade sexual em troca de remuneração ou qualquer outra forma de compensação, incluindo meios eletrônicos.

Como surgiu o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual

A data foi determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de oito anos. A menina foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973. Portanto, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes incentiva que em todo o Brasil sejam realizadas ações que visem alertar toda a sociedade sobre a necessidade da prevenção à violência sexual.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Arquivo Prefeitura de Ibirama