Ibirama integra 20ª Semana Nacional dos Museus

16/05/2022 09:43

A estudante, Sandrina Duarte, se apaixonou em sua primeira visita ao Museu Eduardo de Lima e Silva Hoerhann, de Ibirama. Portadora de deficiência visual, foi através do tato que ela pode conhecer um pouco da história dos imigrantes que buscaram Ibirama, a Terra da Fartura.

E para proporcionar estes momentos de viagem a nossa história, a Prefeitura de Ibirama, por meio do Departamento de Cultura e Museu Eduardo de Lima e Silva Hoerhann integram entre os dias 16 e 23 de maio a programação da 20ª Semana Nacional dos Museus, que este ano abordará o tema “O Poder dos Museus”.

Em Ibirama, a programação também será diferenciada, com início na quarta-feira, 18. Na oportunidade a equipe do Departamento de Cultura fará a visita guiada ao Cemitério dos Imigrantes de Neu Bremen e na Casa Histórica Hermann Schwarzrock. A visitação ocorrerá entre 9h e 11h.

Na quinta-feira, às 19h, o professor Dr., Carlos Bartel, docente do Instituto Federal Catarinense, ministrará a palesta com tema “Ressignificações Hereditárias em Ibirama”. A capacitação ocorrerá no Cinema Hansahoehe, no prédio da Associação Hansahoehe.

As palestras continuam na sexta-feira, 20, voltadas a história do Museu Municipal Eduardo de Lima e Silva Hoerhann. O legado deste desbravador ibiramense será abordado pelo professor Dr. da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Rafael Hoerhann.

A programação se estende para segunda-feira, 23, com a realização do Cine-debate sobre o filme “Anauê – O integralismo e o Nazismo na região de Blumenau”, o qual também será ministrado no Cinema Hansahoehe.

De acordo com a diretora do Departamento de Cultura, Márcia Kayser, a visitação ao Museu Eduardo de Lima e Silva Hoerhann também terá horário diferenciado. “Na quinta e sexta-feira, as visitações podem ser feitas até às 22h, sendo que o museu permanecerá aberto também no sábado, entre 8h e 12h”, explicou. Márcia complementa que os participantes inscritos receberão certificado de 10 horas de participação.

As inscrições para as palestras e visitações guiadas devem ser feitas por meio dos telefones/Whatsapp (47) 99106-0213, ou (47) 3357-4442. A Semana Nacional dos Museus é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Instituto Brasileiro de Museus. Conta com o apoio do Instituto Natuhansa e Prefeitura de Ibirama.

Programação completa:

Quarta-feira – 18/5

9h às 11h

Visita guiada ao Cemitério dos Imigrantes de Neu Bremen e na Casa Histórica Hermann Schwarzrock

Local: Cemitério dos Imigrantes de Neu Bremen e na Casa Histórica Hermann Schwarzrock

Quinta-feira – 19/5

Ressifignações Identitárias em Ibirama

Sexta-feira 20/5

O legado de Eduardo de Lima e Silva Hoerhann (UFSC)

Segunda-feira 23/5

18h30min

Cine-debate: “Anauê – O integralismo e o Nazismo na região de Blumenau”