Secretaria de Saúde de Ibirama realiza mutirão de exames e consultas especializadas

11/05/2022 11:08

A Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Saúde, realizou no mês de abril mutirões de exames de média complexidade, como também, consultas médicas especializadas. A iniciativa tem como objetivo reduzir a fila de espera de alguns procedimentos, como ultrassonografias, endoscopias, colonoscopias e consultas médicas em neurologia pediátrica.

Foram ofertadas 50 consultas em neuropediatria, 50 procedimentos de colonoscopia, 60 exames de endoscopia e 40 de ultrassonografia. Os atendimentos estão sendo realizados em clínicas médicas credenciadas ao Consórcio Intermunicipal de Saúde (CisAMAVI) e a Prefeitura de Ibirama, como também, no Hospital e Maternidade Dona Lisette, em Taió.

Os procedimentos agendados nesses mutirões são custeados com recursos dos Fundos Municipal e Estadual de Saúde. De acordo com a secretária de Saúde de Ibirama, Izabel Petersen, o valor investido, por parte do município, foi de R$ 30 mil em contrapartida aos investimentos do Governo de Santa Catarina.

Ela destaca que nos mutirões é possível atender uma demanda maior de pacientes, já que os prestadores dos procedimentos disponibilizam as vagas de suas agendas no dia do mutirão para pacientes de Ibirama, em sua grande maioria. “Identificamos outros procedimentos, entre exames e consultas, com grande demanda e que serão inseridos em outros mutirões, conforme disponibilidade de vagas do consórcio”, explicou.

Prioridade é definida pelo Sisreg ou avaliação médica

Os pacientes atendidos são definidos conforme a ordem nas filas de espera do Sistema de Regulação (SisReg), do Ministério da Saúde. Já os pacientes com necessidade de realizar o procedimento com maior brevidade, são definidos conforme avaliação da equipe médica de regulação.

O prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, explica que o objetivo da Secretaria de Saúde é atender a maior quantidade possível de pacientes. “Dependemos da disponibilidade de vagas ofertadas pelas clínicas para o SUS, e sempre que possível, estaremos inseridos nesses mutirões para que possamos ofertar um atendimento mais rápido e de qualidade a população”, finalizou.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Secretaria de Saúde de Ibirama