Prefeitura de Ibirama, SESI e Senai firmam parceria para mais um curso profissionalizante

20/04/2022 12:55

Foi realizada na manhã desta quarta-feira, 20, no Gabinete do Centro Administrativo Ivo Müller, a assinatura do contrato entre o município de Ibirama e o SESI/SENAI, para implantação do curso profissionalizante de eletricista industrial, com 180 horas de carga horária, e mecânico industrial, com 200 horas de carga horária.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Anderson Fozina Krüger, serão disponibilizadas 25 vagas, para um total de 380 horas de formação. A ordem de inscrição terá como prioridade beneficiários do Programa Auxílio Brasil, em seguida cidadãos inscritos no Cadastro Único, do Governo Federal, e posteriormente referenciados nos Serviços da Assistência Social e desempregados. “Com a profissionalização, estas pessoas se tornam menos dependentes de programas assistenciais e poderão estar inseridas no mercado de trabalho”, destacou.

O prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, lembra que a realização destes cursos só foram possíveis após uma parceria com a Associação Empresarial de Ibirama (Aciibi), que com auxílio de oito empresas do município, financiarão mais uma turma de 25 alunos. “Ainda no ano passado, ofertamos o curso de costura industrial e grande parte dos formandos estão inseridos no mercado de trabalho. Estas capacitações são ofertadas conforme as necessidades de mão de obra local identificadas pelas empresas”.

O investimento por parte do município será de R$ 66.975,00. As aulas serão ministradas no SESI, em Ibirama, sem nenhum custo para o aluno. E para garantir o retorno do investimento feito pelo município, a secretária de Assistência Social e Habitação, Fabiani Soberanski explica que em caso de desistência de alunos nos primeiros dias, eles serão substituídos conforme ordem de critérios e inscrição. “Pedimos responsabilidade por parte dos candidatos e que só façam a inscrição se realmente tiverem vontade. As desistências prejudicam o andamento das aulas e acabam tirando vagas de outros interessados”, destacou.

As inscrições podem ser feitas entre os dias 25 e 29 de abril, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado na rua Dr. Getúlio Vargas, aos fundos da Prefeitura de Ibirama. Para evitar filas, os horários de atendimento poderão ser agendados por meio do telefone 3357-8544. Os candidatos devem ter mais de 18 anos, portar documentos pessoais e Carteira de Trabalho.

Também estiveram presentes no ato de assinatura do contrato, o vice-prefeito, Jucélio de Andrade, o gerente Executivo Regional do SESI/SENAI, Giovane Honorato de Carvalho e a Agente de Mercado, Gisele Jaqueline Raimundo.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP